
É possível observar que nesses 73 anos da emancipação politico administrativa de Mantena, houve alguns avanços, porém nos últimos anos a sensação que a grande maioria da população tem é a de que a cidade voltou para trás.
Por exemplo, me lembro de que visitava todos os finais de semana meus parentes no bairro Bela Vista, cresci vendo a espera deles pelo asfalto na rua em que moram, foram anos e anos de uma longa espera, era uma demanda básica, porém importante, hoje muitos ainda não tem suas ruas asfaltadas e muitos sofrem com os buracos por toda a cidade e uma série de problemas… por exemplo: Remédios e médicos na rede pública, Vagas em creches, Segurança para o comércio de bairros e claro moradores, Opções de lazer, Apoio ao esporte, Apoio a Cultura em todos seus aspectos, Apoio a pequenas ONGs, Apoio a tudo que se destaca ao meio ambiente, Tratamento diferenciado e local certo para os animais de rua e Etc…
Que sugere para os problemas acima?
Não são problemas simples, fáceis ou rápidos de serem resolvidos, porém afirmo com toda certeza que, com uma administração séria, é possível resolver muitos deles a curto, médio e a longo prazo.
Primeiramente cada poder tem que saber sua responsabilidade. O vereador, por exemplo, é eleito para avaliar e aprovar, ou não, leis do executivo e para fiscalizar a prefeitura, porém também pode e deve apresentar projetos e emendas nas esferas Estadual e Federal a fim de trazer mais verba para o município.
O que deve ser prioridade em Mantena?
Educação, saúde e infraestrutura, são sempre áreas carentes na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, e não pode ser diferente aqui em Mantena, mas sabendo também que existem outras áreas que devem ser ampliadas e melhoradas, melhorando até se conseguir a qualidade de vida acessível a todos, de forma social ampla e eliminando-se carências e exceções.
Por isso é preciso acreditar em uma cidade melhor para se viver. Com cada um fazendo sua parte da melhor forma possível, chegaremos à tão desejada qualidade de vida para todos.
Espero que essas eleições sejam limpas e os debates sejam de ideias, e que ao final da campanha possamos sair todos vitoriosos, elegendo pessoas que realmente possam e saibam mostrar, através da força política, projetos eficientes e uma administração séria, fazendo o melhor por Mantena.
O autor desta nota é Robledo Mutz