Barra de São Francisco, 26 de fevereiro de 2026 – A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco recebeu, por meio de depósito em conta, a primeira parcela dos recursos destinados à construção da nova barragem no Rio São Francisco. O valor creditado é de R$ 2.128.309,21 (dois milhões, cento e vinte e oito mil, trezentos e nove reais e vinte e um centavos), correspondente a 40% do valor total pleiteado no plano de aplicação.
O pagamento é proveniente do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEADM) e foi transferido para o Fundo Municipal de Investimento, conforme autorização da secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.
SOBRE A BARRAGEM
A nova barragem está sendo construída no Rio São Francisco, na divisa entre Barra de São Francisco (ES) e Mantena (MG), nas proximidades do distrito de Bananal, em área conhecida como Fronteira, dentro do território francisquense.
Diferentemente da primeira barragem, construída no Rio Itaúnas com foco no controle de cheias naquela região, esta nova estrutura tem como objetivo principal a prevenção de enchentes na sede do município, beneficiando diretamente moradores dos bairros Nossa Senhora da Penha, Campo Novo, Carabina, Loteamento do Kiquito, Centro e Irmãos Fernandes — áreas historicamente afetadas por alagamentos durante períodos de chuvas intensas.
A ordem de serviço para a construção foi assinada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos em 27 de janeiro de 2026, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
PLEITO ANTIGO E PARCERIA ESTADUAL
A conquista é resultado de um pleito de longa data do prefeito Enivaldo dos Anjos, que desde o início de sua gestão tem buscado soluções estruturais para as enchentes que historicamente atingem a sede do município. A obra representa um compromisso firmado pelo governador Renato Casagrande, com o apoio do vice-governador Ricardo Ferraço e da secretária estadual de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, que viabilizaram os recursos junto ao Governo do Estado.
“Esta barragem é um sonho antigo dos moradores dos bairros que sofrem com as enchentes. Agradeço ao governador Renato Casagrande, ao vice-governador Ricardo Ferraço e à secretária Emanuela Pedroso por atenderem essa demanda tão importante para o nosso povo. É recurso público chegando onde mais precisa: na proteção das famílias francisquenses. Com esta primeira parcela em conta, vamos acelerar os trabalhos e entregar essa estrutura que vai trazer mais segurança e tranquilidade para nossa população”, informou o prefeito Enivaldo dos Anjos.
PRÓXIMOS PASSOS
Com os recursos já depositados, a Secretaria Municipal de Obras dará continuidade aos trabalhos de execução do projeto. A barragem terá caráter estruturante, contribuindo não apenas para o controle de cheias, mas também para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável do município.
A construção da barragem no Rio São Francisco integra um conjunto de ações da atual administração para prevenir desastres naturais, proteger vidas e garantir mais qualidade de vida para a população de Barra de São Francisco.
DETALHES TÉCNICOS DA OBRA
De acordo com o projeto divulgado pela Prefeitura:
Especificação:
Área total: Aproximadamente 297.940 metros quadrados
Capacidade do reservatório: Cerca de 569 mil metros cúbicos de água
Estrutura: Barramento em terra compactada, com sistemas de drenagem interna e superficial
Sistema de controle: Monge em concreto armado para regulagem do nível
Vertedouro: Em concreto armado, dimensionado para escoamento seguro em chuvas intensas
A obra segue as diretrizes do planejamento estratégico da administração municipal, previsto no Plano Plurianual, e atende à legislação ambiental vigente e às normas federais, estaduais e municipais relacionadas à segurança de barragens.















