A Caixa Econômica Federal assinou recentemente em Barra de São Francisco um contrato para construção de moradias rurais através do Programa de Habitação Rural. As casas a serem construídas terão noventa metros quadrados ao custo de R$ 56.000,00 (cinquenta e seis mil reais), esse programa de habitação tem atendido a diversas famílias do município, dando melhores condições de moradia no campo, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar.
Mas ao ver o preço dessas casas um atento cidadão achou estranho a prefeitura municipal estar construindo uma sala e um pedaço de muro na Escola de Vargem Grande do Itaúnas ao preço de R$ 130.000,00 (centro e trinta mil reais).
A obra de uma sala em uma escola deveria ser bem mais barata, pois a estrutura de construção é aberta, são bem menos, então porque uma obra pública é tão cara. Com o preço pago pelo município daria para construir duas casas de 90m2 e ainda sobraria bastante dinheiro.
Pessoas do ramo da construção civil dizem que o valor pago pela reforma da escola é realmente alto. Ainda segundo informações de lideranças locais só foi construído parte do muro, uma parte continua com uma cerca de arame feita pela comunidade o que não impede a entrada de animais no terreno da escola, colocando em risco a integridade das crianças que ali estudam.