Incêndios são registrados em pasto seco em meio ao gado em Mantena

-

10Se não bastasse o cenário de seca, forte estiagem sem previsão de chuvas, falta de água nos mananciais e prejuízos para o produtor rural com a morte do rebanho e a quebra na produção leiteira e agrícola, criminosos continuam levando pânico e prejuízos para os produtores rurais, e como um todo para o meio ambiente em que vivemos.

No início da tarde desta quarta-feira dia 23 de Setembro, registramos mais um foco de queimada, que acabou por se alastrar e queimar grande área de vegetação (pastagem), bem como uma área de preservação (mata fechada), situada próximo à conhecida serra que dá acesso ao distrito do Nazário.

Quando chegamos ao local presenciamos dois homens tentando apagar o fogo evitando que o resto da pastagem fosse atingido.

No local observamos também que havia boa parte do gado da propriedade em meio à fumaça. Um cenário de destruição e de prejuízos para o produtor rural. Encontramos ainda uma outra pessoa que estava preparando uma bomba costal (abastecendo-a com água), que seria utilizada para tentar apagar o fogo.

Este homem nos informou que já havia apagado dois outros focos de incêndio neste mesmo local (à beira da estrada), dias atrás. Segundo ele é como se alguém tivesse ateado fogo no capim seco às margens da estrada, como não funcionou, desta vez o autor passou pela cerca e então ateou fogo, provocando todo o prejuízo.

O gado que já não tinha o que comer, agora transita em meio às cinzas. Enquanto isso, as altas labaredas avançam em direção à mata fechada, queimando não apenas a flora, mas a fauna também, exterminando tudo pela frente. Um crime ambiental que na maioria das vezes não se chega ao autor.

Como em Mantena não existe uma brigada de incêndio, é o produtor rural mesmo que em sua maioria encara este desafio, de tentar salvar sua propriedade dos incêndios que em sua maioria são provocados por inconsequentes, pessoas que não tem o que fazer e promovem esta situação de destruição que em muitos casos é irreversível, tanto para o solo quanto para a própria vegetação nativa.

Lembrando que neste local incendiado existem nascentes de água, e este bem está muito perto de ser também extinto.

11 12

 

 

-

Related Posts

Erro › WordPress