O balneário de Guriri, em São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, registrou mais de 64 afogamentos durante os três primeiros dias do carnaval. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde o dia 18 de dezembro, mais de 400 casos de afogamento foram atendidos pelos bombeiros. Devido ao alto número, as fiscalizações foram intensificadas e 47 guarda-vidas estão dispostos em 11 postos.
Para evitar acidentes como estes, o sargento Santos do Corpo de Bombeiros alertou para que os banhistas tomem alguns cuidados. “Nós pedimos para que os banhistas escolham se banhar próximo aos postos dos guarda-vidas, que peçam informações sobre como está o mar, que cuidem dos filhos, e das crianças de um modo geral. Além de, não ingerir bebida alcoólicas, ou que se ingerirem não caiam ao mar, e que sempre sigam as orientações dos guarda-vidas”, afirmou.
Segundo o sargento, o horário mais perigoso para os banhistas é o da hora do almoço, que se estende das 10h30 às 15h30. Nesse período, o mar está secando, e por isso fica com correntes mais fortes e perigosas.