Estudantes voltaram a fechar a rodovia ES 010, em Aracruz, Norte do Estado, na manhã desta quinta-feira (20). Segundo a Polícia Militar, a interdição ocorreu na comunidade de Irajá. O protesto começou por volta das 6 horas.
Os alunos reivindicaram o retorno do transporte escolar. A dona de casa Gleice Polonese Soares, disse que os filhos não conseguiram ir para a aula hoje porque não havia ônibus para os estudantes nem para os professores. A manifestação foi encerrada por volta de meio-dia.
Segundo dia de protesto
Nesta quarta-feira (19), os estudantes fecharam a ES 010 em três pontos: Santa Cruz, Barra do Sahy e Caieiras Velha. O químico Arthur Branco afirmou que os alunos sempre tiveram o transporte escolar, mas a prefeitura retirou o ônibus.
“A prefeitura tirou o ônibus e quer dar o passe para os alunos, mas os veículos convencionais não têm capacidade para levar todos os estudantes”.
A Prefeitura de Aracruz informou que, na noite desta quarta-feira (19), foi realizada uma reunião entre representantes da empresa de ônibus e alunos. Segundo o secretário de Comunicação da prefeitura, Carlos Conti, a empresa de ônibus vai fazer a troca de um micro-ônibus por um ônibus convencional.
A Prefeitura de Aracruz disse ainda que, como os alunos são do Ensino Médio, são de responsabilidade do Governo do Estado.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que, conforme a lei estadual que institui o Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE), cabe à secretaria transferir recursos financeiros aos municípios, destinados a custear a oferta de transporte escolar aos alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede escolar pública estadual, residentes em área rural.
De acordo com a Sedu, o repasse dos recursos que custeiam os serviços de transporte escolar para os estudantes do município de Aracruz está sendo realizado normalmente.