A coordenação do Projeto Avivar, da Prefeitura de Barra de São Francisco, realizou nesta segunda-feira (23) uma visita institucional ao município de Mantena. O evento marcou um importante momento de intercâmbio entre os idosos assistidos pelo programa francisquense e os integrantes do Projeto Vida Ativa, da cidade mineira. O encontro aconteceu nas dependências do Clube dos Jovens e contou com a participação de aproximadamente 70 idosos do Projeto Avivar. A iniciativa teve como objetivo principal promover a socialização, o bem-estar e a troca de experiências entre os grupos, reforçando a importância de atividades externas para a manutenção da saúde mental e física na terceira idade.
A visita técnica e recreativa foi uma retribuição à ida do grupo de Mantena a Barra de São Francisco, ocorrida em agosto de 2025. Na ocasião, os visitantes foram recebidos com a hospitalidade característica do município capixaba. Desta vez, os idosos do Projeto Avivar puderam vivenciar a recepção calorosa da cidade vizinha, fortalecendo ainda mais os laços de amizade entre os dois grupos. O cronograma recreativo incluiu dinâmicas de integração, aulas de zumba, hidroginástica na piscina, brincadeiras e um saboroso lanche compartilhado — momentos que ficarão marcados na memória dos participantes dos dois projetos.
Compromisso com a melhor idade
Idealizador do Projeto Avivar, o prefeito Enivaldo dos Anjos destacou a importância da iniciativa, que começou a ser estruturada ainda em 2021, foi implantada em 2022, fortalecida entre 2023 e 2024, teve continuidade em 2025 e segue como prioridade da gestão em 2026. Segundo o prefeito, investir na melhor idade é investir em dignidade e qualidade de vida. “O Projeto Avivar nasceu do nosso compromisso de cuidar das pessoas. Esses encontros mostram que estamos no caminho certo, promovendo saúde, alegria e integração social. É gratificante ver nossos idosos ativos, felizes e criando novas amizades, inclusive ultrapassando os limites do nosso município”, afirmou.
Ele também ressaltou que momentos como esse fortalecem a autoestima e ampliam a rede de convivência dos participantes. “Quando proporcionamos experiências fora da rotina, estimulamos a saúde mental, o sentimento de pertencimento e mostramos que a melhor idade pode — e deve — ser vivida com intensidade”, completou.
Sobre o Projeto Avivar
Inaugurado em 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Avivar conta atualmente com cerca de 2 mil inscritos. O programa oferece atendimento com assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida social, pessoal e emocional dos participantes. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de aeróbica e zumba durante a semana e aos sábados, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica, danças de forró aos domingos, passeios ao longo do ano e rodas de conversa com orientações voltadas à saúde e aos direitos da pessoa idosa. A coordenação do projeto está sob responsabilidade de Valdirene Galdino.
Como participar
Idosos com 60 anos ou mais que desejarem participar do Projeto Avivar podem procurar a sede da instituição, localizada na Rua Henrique Fanti, nº 316, bairro Nova Barra, em Barra de São Francisco. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 16h. Informações também podem ser obtidas pelos telefones e WhatsApp: (27) 99664-3598 e (27) 99985-8710. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar: Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS e AMA, comprovante de residência e receitas dos medicamentos de uso contínuo.






















