O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, anunciou a inauguração da nova Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do distrito de Vila Monte Sinai, que acontecerá neste sábado (02), às 17 horas. A obra, já concluída, representa um investimento total de R$ 2.198.015,20 e integra o Plano Decenal de Atenção Primária à Saúde (APS+10), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco. O novo prédio conta com sistema de captação de energia solar, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, além de climatização com ar-condicionado, garantindo mais conforto térmico para usuários e profissionais. A unidade também está equipada com mobiliário completo, incluindo birôs, mesas, cadeiras e armários.
“A prefeitura tem feito grandes investimentos na área da saúde com diversos convênios. Essa é mais uma importante realização da administração municipal no distrito de Monte Sinai. Trata-se de uma estrutura robusta, com investimento superior a dois milhões de reais. Estamos avançando nos demais distritos, sempre buscando oferecer uma saúde mais digna à população. Essa obra é resultado de uma parceria com o Governo do Estado, e a administração municipal tem se dedicado constantemente à busca de convênios e melhorias para nossa população”, destacou o prefeito Enivaldo dos Anjos.
A nova Unidade Básica de Saúde contará com uma infraestrutura moderna e completa, projetada para oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento. Entre os espaços disponíveis, estão consultórios médicos e odontológicos (que serão instalados em breve), salas de triagem, imunização, curativos e observação, além de sala administrativa e espaço para atividades coletivas.
A unidade também contará com estrutura para farmácia e almoxarifado, sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNE e PME), áreas técnicas para esterilização, resíduos e copa, além de recepção, sala de espera e jardim. A entrega da nova UBS representa mais um avanço no fortalecimento da rede de atenção básica à saúde de Barra de São Francisco, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a qualidade de vida da população. O prefeito também destacou o apoio recebido de importantes lideranças estaduais, como o ex-governador Renato Casagrande, o governador Ricardo Ferraço e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.
O secretário municipal de Saúde, Wanderson Melgaço, também ressaltou a importância da nova unidade para a comunidade local. “Essa inauguração marca um momento muito significativo para a saúde pública do município. A nova unidade foi planejada para atender com qualidade, dignidade e eficiência os moradores de Monte Sinai e região. Estamos ampliando o acesso e fortalecendo a atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde. Convidamos toda a população para participar deste momento especial neste sábado”, afirmou. A comunidade do distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha), em Barra de São Francisco, aguarda com expectativa a entrega desta importante conquista na área da saúde.














