A nova e moderna Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do distrito de Vargem Alegre, em Barra de São Francisco, tem previsão de entrega para a segunda quinzena de novembro de 2026. A obra está com 95% dos serviços concluídos e representa um importante investimento na melhoria da saúde pública no interior do município. Além da construção da nova unidade, foi erguido um muro no entorno do espaço, contribuindo para a proteção e a segurança da estrutura. O novo equipamento de saúde é considerado um marco para Vargem Alegre e comunidades vizinhas, ampliando a oferta de serviços de atenção primária e proporcionando melhores condições de atendimento à população.
“Os moradores de Vargem Alegre e das comunidades vizinhas merecem uma unidade de saúde que ofereça atendimento digno, respeitoso e humano”, destacou o prefeito Enivaldo dos Anjos. O vereador Elivan Ramos também ressaltou a importância do investimento e agradeceu o apoio das autoridades envolvidas. “Nossos agradecimentos ao prefeito Enivaldo dos Anjos e ao secretário municipal de Saúde, Wanderson Melgaço, pelos investimentos que estão transformando a realidade de Vargem Alegre”, afirmou.
Segundo o vereador, a nova estrutura permitirá ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. “Com esta nova estrutura, poderemos oferecer um atendimento mais amplo e de maior qualidade. A população será recebida com mais conforto, dignidade e respeito.” Para o secretário municipal de Saúde, Wanderson Melgaço, a nova UBS representa um avanço significativo para o sistema de saúde local.
“A nova UBS trará avanços significativos para o sistema de saúde local, ampliando o acesso a serviços de atenção primária e reforçando o compromisso da administração municipal com o bem-estar de todos os francisquenses”, disse. Com a conclusão prevista para novembro, a nova unidade deverá fortalecer a rede municipal de saúde e oferecer à população de Vargem Alegre um espaço mais moderno, adequado e preparado para atender às necessidades da comunidade.
A UBS
APS VARGEM ALEGRE: – terá Recepção e Espera – Farmácia – Consultório odontológico (2) equipes – Consultório indiferenciado – Consultório indiferenciado – Consultório com banheiro – Inalação – Triagem – Copa – Banheiro PNE 01 – Banheiro PNE 02 – DML – Esterilização/estocagem de material limpo – Sala de lavagem e descontaminação – Curativos – Coleta e observação – Imunização – Administração – Atividades coletivas – Banheiro funcionários 1 – Banheiro funcionários 2 – Área técnica gases – Almoxarifado – Área técnica – Resíduos sólidos – Resíduos – Resíduos contaminados – abrigo




















