Um animal morto nas proximidades da Concessionaria Fiat e garagem da Viação Pretti, na entrada de Barra de São Francisco de quem vem de Mantena e a poucos metros do bairro Patrimônio das Moças gerou inúmeros comentários em rede social (facebook). O animal estava morto e como não apareceu ninguém para recolher, as pessoas começaram a ligar para a prefeitura, inclusive a secretários municipais, mas ninguém apareceu apesar de dizerem para alguns que ligaram que iriam retira-lo do local.
Revoltados com a situação internautas tiraram foto do animal morto e mandaram para a imprensa na tentativa de solucionar o problema. Devido a grande repercussão sobre o caso, o oficial de justiça Alexandre Simões atento aos acontecimentos da cidade comentou a situação.
Leiam na integra que disse Alexandre Simões: Já me posicionei anteriormente sobre esse problema com os animais perambulando em nossas ruas. Penso que o Núcleo de Controle de Zoonoses da Municipalidade deveria ser mais ativo na fiscalização, pois não o vejo funcionar.
Deveria existir um local para depositar os animais apreendidos para se ter um prazo para identificar e multar o proprietário do animal. Esses animais são mal tratados, a maioria são magros e passam fome, além de certamente portarem doenças infecto contagiosas que podem ser disseminadas em outros animais pelo Município.
O IDAF, por seu turno, adora fiscalizar e multar o produtor rural, mas não cobra uma ação da Prefeitura em cumprir a legislação no caso e foco. Não posso ser conivente com essas coisas. Precisa-se de uma ação urgente da Municipalidade.
As pessoas de nossa cidade perderam a noção de responsabilidade e não só são equinos espalhados pelas ruas, ainda criam-se galinhas e porcos em zona urbana, além de inúmeros cães espalhados pelas ruas. Nem um trabalho de conscientização da população nós enxergamos.