8ª Conferência Municipal de Saúde discute propostas e elege novos Conselheiros em Mantena

-

92Com cerca de 200 pessoas presentes, a Conferência atingiu dois objetivos principais, além da eleição do novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2016/2017, a elaboração de propostas no âmbito Municipal, Estadual e Federal que serão encaminhadas para o Prefeito Municipal, Secretaria de Saúde e para a Conferência Estadual de Saúde.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde realizada nesta sexta feira, (10/07), nas dependências da Quadra de Esporte da Escola Municipal Antônio Carlos, teve por finalidade formular as diretrizes municipais para a implementação da política de saúde e qualidade de vida, ampliando a participação e a corresponsabilidade dos diversos segmentos do SUS na execução dessa política, qualificando seu debate e fortalecendo o compromisso municipal.

O tema central da Conferência que serviu  de base de orientação as discussões foi “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Foram debatidos os eixos temáticos: Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação da comunidade e Controle Social nas decisões e consolidação do SUS; A Gestão do SUS e Sub-eixos: Financiamento e Sustentabilidade do SUS.

Logo após o credenciamento e a Solenidade de Abertura com o Hino Nacional Brasileiro, o Prefeito Municipal Dr. Wanderson Coelho fez a abertura dos trabalhos e enfatizou que o seu governo fez a diferença investindo 29% por cento na saúde, muito mais do que é exigido pela Lei “Como médico e prefeito eu tenho compromisso com a saúde do Município, temos avançado em nosso governo, de acordo com a norma, estados e o Distrito Federal terão de aplicar 12% do que arrecadam, enquanto os municípios deverão investir 15% de suas receitas e nós aqui em Mantena investimentos 29%, 14% por cento a mais, desafio qual dos prefeitos que me antecederam que tiveram este desempenho.

Entendo esta Conferência como uma oportunidade democrática para que todos os segmentos da sociedade participem com suas opiniões e ideias, a saúde não é só responsabilidade do prefeito e do Município, ela é responsabilidade de todos nós. O nosso Secretário de Saúde, Onofre Flausino, estará tomando à frente dos trabalhos e o que for decidido aqui iremos cumprir, pois, daqui saíram propostas que levaremos para o âmbito Estadual e Federal, agradeço a presença de todos vocês e declaro aberta a Conferência”.

Na sequência os participantes tiveram uma palestra pela Enfermeira Patrícia Correia, Mesa Redonda para discursões dos eixos temáticos, Plenária para apresentação das propostas e eleição dos novos conselheiros finalizando com a Leitura do relatório final.

O atual Presidente do Conselheiro Municipal de Saúde, Clodoaldo Magalhães, também falou ao Jornalismo Mantena Online:

“A VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” teve um público de aproximadamente 200 participantes e atingiu nosso objetivo, que era a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2016/2017 e a elaboração de propostas no âmbito Municipal, Estadual e Federal que serão encaminhadas para o Prefeito Municipal, Secretaria de Saúde e para a Conferência Estadual de Saúde. Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores da Secretaria de Saúde que se empenharam na organização deste evento”, finalizando.

A conferência começou as 8 horas e se encerrou as 16 horas. Estiveram presentes representando o Legislativo Municipal os vereadores Maria do Moreno e Rodrigo Curty.

88 89 90 91 93 94

-

Related Posts

Erro › WordPress