
O que era previsto já está acontecendo em Barra de São Francisco, a falta de água já deu seus primeiros sinais e a população começa a se despertar para este grave problema. Hoje (sábado), 03/10/2015, várias casas estão sem água para tudo.
Neste período de festa a situação se agravou ainda mais, pois a cidade recebeu um contingente muito grande de pessoas para acompanhar os show e com isso o aumento de água praticamente triplicou.
A Cesan já deu também seu sinal de alerta com o desligamento do registro de fornecimento de água da Cesan. O desligamento de fornecimento de água é porque o rio Itaúnas baixou demais o nível e o desligamento ocorreu ás 15h30min. Caso o nível do rio não volte ao normal haverá racionamento também neste domingo ou até que seja necessário caso não chova.
O Ministério Público poderá intervir na situação, devido aos bombeamentos que estão ocorrendo nos leitos do rio Itaúnas. Muitas pessoas também estão fazendo barreiras com sacos de areias para serem favorecidos e terem água para irrigação, com isso não está sobrando água para a Cesan utilizar na sua capitação para atender a população.
A situação é séria e segundo informações o nível está muito abaixo, e neste sábado houve medida que comprovou 40 centímetros abaixo do nível superior da barragem.
Todos estão esperando uma chuva que tem previsão para a segunda feira e caso não ocorra a Cesan continuará o racionamento de água.
Em alguns distritos de Barra de São Francisco já está faltando água e a população começa a se apavorar com a situação.
Em Vila Paulista onde o Rio secou está sendo utilizado um posto artesiano que está fornecendo quatro litros de água por segundo, atendendo assim a população da localidade.