A escritora e artista plástica Tavares Lemos Guerson, de 54 anos, carrega em sua trajetória uma profunda conexão com Barra de São Francisco. Natural de outro estado, Tavares conta que sua relação com a cidade começou de forma espontânea e transformadora. “Um dia, eu saí de casa com uma mochila nas costas e falei: vou sair por aí. E foi exatamente isso que eu fiz. Cheguei em Barra de São Francisco, conheci meu marido, me apaixonei pela cidade.
Larguei meu emprego e decidi ficar. Fui até a rádio pedir um emprego e consegui trabalho na casa da Ângela e do Xavier, como empregada doméstica. Era o jeito que eu encontrei para poder morar aqui, porque eu queria muito viver nesse lugar.” Apaixonada pela cidade, Tavares define Barra de São Francisco como acolhedora e encantadora. “É uma cidade de interior, aconchegante, que eu costumo chamar de a princesa do Espírito Santo. É bonita, tem um povo receptivo, acolhedor e maravilhoso. Eu sou completamente apaixonada por aqui.”
Ao retornar ao município depois de 34 anos, ela se impressiona com as transformações e melhorias que encontrou. “Melhorou muito! Hoje temos um jardim maravilhoso, um mirante lindo e também um parque encantador. Antes não tinha nada disso. A única coisa que sinto falta é do Santos Futebol Clube de Barra de São Francisco, que eu assistia alguns jogos e adorava.” Além de escritora, Tavares também se destaca como artista plástica. Uma de suas maiores contribuições recentes para a cidade é uma pintura especial da Igreja Matriz, um dos principais cartões-postais de Barra de São Francisco.
“Eu pintei uma tela da igreja matriz, que eu considero a igreja mais bonita do Espírito Santo. Conheço várias, mas a de Barra é realmente linda, com uma arquitetura belíssima. Esse quadro já está nas mãos do prefeito, que irá colocá-lo em algum espaço da cidade. Fiz com muito carinho, coloquei meu coração ali, porque eu amo esse lugar e tenho lembranças incríveis daqui.” No campo literário, a escritora lançou os livros “Um Pouco de Mim, Quem Sabe um Pouco de Você”, volumes 1 e 2. A obra nasceu da sua paixão pela escrita, um hábito cultivado desde a infância.
“Sempre escrevi todos os dias. No livro, eu compartilho minhas dores, minhas alegrias, minhas decepções e, principalmente, falo sobre a importância de aprender a dizer não. A vida inteira a gente diz sim para agradar os outros e acaba esquecendo de si mesmo. Esse é um dos principais ensinamentos que trago nos meus livros.”
Os exemplares podem ser adquiridos diretamente com a autora, através das redes sociais no perfil da Caravelas Moda Masculina. Tavares reforça sua admiração pela cidade e deixa uma mensagem aos moradores: “Valorizem sua cidade. Barra de São Francisco é um lugar lindo. Olha essa praça gigantesca, o parque, a igreja com uma arquitetura maravilhosa… E, além disso, um povo acolhedor, uma cidade tranquila, onde se pode andar à noite sem medo. Eu vejo uma gestão que valoriza o cidadão e a cidade.
Quem mora aqui precisa ter orgulho, olhar para cada canto e perceber as transformações que aconteceram. Nunca tenham vergonha de dizer de onde vocês são, porque essa cidade só dá orgulho. Eu tenho prazer em dizer que minha filha primogênita nasceu aqui, ela é franciscana. Eu amo Barra de São Francisco, e digo isso de coração.