A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem realizando importante palestra nas escolas da rede municipal de ensino com o tema “Coleta Seletiva, Proteção das Águas e Preservação do Meio Ambiente”, voltada à conscientização da população sobre práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Lislei Batista, as palestras têm sido realizadas nas próprias escolas municipais com os estudantes e educadores. A palestra tem como principal objetivo orientar a comunidade sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, a destinação adequada do lixo, os impactos da poluição nos recursos hídricos e as ações que todos podem adotar para contribuir com a preservação da natureza.
Nesses encontros, são abordados temas como: O funcionamento e os benefícios da coleta seletiva no município, a relação entre o descarte incorreto do lixo e a contaminação dos rios e nascentes; a importância da conservação das matas ciliares e do uso consciente da água; dicas práticas para aplicar a sustentabilidade no dia a dia.
A iniciativa faz parte do compromisso da administração do prefeito Enivaldo dos Anjos com o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental. “Acreditamos que a informação é a principal ferramenta de transformação. Ao envolvermos a classe estudantil nessas discussões, fortalecemos o sentimento de pertencimento e cuidado com nosso território”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Lislei Batista.
A Prefeitura de Barra de São Francisco reforça que ações como essa continuarão sendo promovidas em todas as escolas da rede municipal de ensino do município, visando ampliar o alcance das informações e construir, juntos, uma cidade mais limpa, consciente e comprometida com as futuras gerações.
Lislei Batista, informa que já foram visitadas 12 escolas, sendo que objetivo é atingir todas, com palestra sobre COLETA SELETIVA, PROTEÇÃO DAS ÁGUAS, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, a saúde do corpo físico, mental e alimentação saudável. Já foram atingidas 2.264 alunos e 440 funcionários (do turno matutino), com várias faixas etárias com a presença das educadoras Ambientais Zilma Mattos e Carolini Lopes. As educadoras são capacitadas e com grande conhecimento nas áreas para proferir as palestras que envolve, inclusive muitas crianças. As palestrantes têm tido um enorme carinho com as crianças nas escolas.