No último dia 24 de março de 2025, a Câmara Municipal de Barra de São Francisco, aprovou a Lei nº 1.595, que denomina a Rua H, no Bairro Vila Vicente, como Rua Manoel das Irmãs (Manoel José dos Santos). A homenagem foi uma forma de reconhecer o legado de Manoel José dos Santos, conhecido carinhosamente como “Manoel das Irmãs”, falecido recentemente.
Manoel das Irmãs foi uma figura marcante na comunidade, tendo contribuído significativamente para a cidade como mestre de obras. Ele teve um papel essencial na ocasião da construção do Colégio Santa Terezinha (colégio das Irmãs), hoje Escola de Tempo Integral Ozéias Rezende, e foi funcionário por muitos anos da Prefeitura de Barra de São Francisco como mestre de obras. Sua dedicação ao trabalho e à cidade o tornaram uma pessoa muito respeitada, o que levou à decisão de homenageá-lo com a alteração do nome da rua.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, que foi um dos mentores desta homenagem, disse que Manoel das Irmãs, apelido que ganhou na ocasião em que ele foi mestre de obras na construção do colégio Santa Teresinha, mais conhecido como colégio das Irmãs. “O Manoel das Irmãs, era uma pessoa muito querida na cidade, andava sempre alegre, sorridente, brincava com todo mundo e não tinha tempo ruim para ele. Ele contribuiu muito para o crescimento e desenrolamento de nossa cidade. Manoel era meu parceiro de Vasco da Gama, era torcedor fanático”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos. A homenagem sugerida pelo vereador Emerson Lima, foi sancionada pelo prefeito Enivaldo. “ O Manoel das Irmãs era uma figura maravilhosa”, disse Emerson Lima. Os demais vereadores aprovaram a lei por unanimidade.
A rua, que antes era identificada apenas como “Rua H”, agora traz o nome de Manoel das Irmãs, perpetuando a memória desse importante cidadão. A lei entra em vigor a partir de sua publicação e será uma lembrança constante do impacto positivo que Manoel das Irmãs teve na cidade e na vida de muitos cidadãos.
A cerimônia de assinatura e a formalização da lei aconteceram na Sala Hugo de Vargas Fortes, com a presença de autoridades municipais, e foi marcada por grande emoção e reconhecimento à história de Manoel José dos Santos.