Foi realizada uma palestra na tarde desta terça-feira (06) durante a Roda de Conversa na Casa da Gestante, com o tema sobre a importância da maternidade na vida da mulher. O evento realizado pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Municipal Saúde, na semana que antecede o Dia das Mães, foi conduzido pela psicóloga da Casa da Gestante, Adriana Apolinário e contou com a presença da coordenadora da Casa da Gestante, Valdirene Silvia de Souza, de gestantes atendidas pelo programa e servidoras da instituição de saúde. Com o tema “Gerando o Grande Amor da Minha Vida” e o lema “Maternidade é o Milagre da Vida”, a roda de conversa proporcionou mais uma oportunidade para as mães e futuras mamães aprenderem como lidar com as emoções e sensações que esta etapa às proporcionam na vida de cada uma delas, além de compartilhar aprendizados entre elas e a palestrante.
A psicóloga Adriana falou do objetivo da palestra. “Nesta roda de conversa, o objetivo maior é fazer com elas venham a fazer uma reflexão desse momento tão lindo, que se aproxima, porque é uma dádiva e muitas delas passam por alguns momentos de dificuldades e ansiedade, quando esse momento se aproxima e nesse momento podemos trazer um pouco de descontração”, explicou a psicóloga.
A coordenadora da Casa da Gestante, Valdirene Silvia de Souza explicou como funciona o atendimento inicial das gestantes até o acompanhamento completo pela instituição. “Elas primeiro procuram as Estratégias de Saúde da Família (ESF) do bairro delas, onde são encaminhadas para a Casa da Gestante e posteriormente recebem acompanhamento completo, com consultas, exames e outros atendimento até o final da Gestação”, finalizou a coordenadora.
Durante a palestra e os atendimentos das gestantes, um saboroso lanche e algumas lembranças em homenagem ao Dia das Mães, que se aproxima, foram servidos as mamães e as crianças que às acompanhavam. Sobre a Casa da Gestante
Inaugurada em setembro de 2022, no bairro Nova Barra, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, o local presta serviços voltados para as mulheres desde o início até o final da gestação. No local há atendimento de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionistas. Em apenas três meses da atual administração municipal em 2025, de janeiro a março, a Casa da Gestante já realizou 1.571 atendimentos, entre consultas e exames.