
Assim como na última segunda feira (10/05/2021), nesta segunda 17/05/2021, novamente funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura da prefeitura de Barra de São Francisco, recolheram verduras produzidas no Hortão Municipal no Polo Industrial, e levadas para o Centro de Apoio Alimentar, que é servida as famílias carentes.
O Hortão Municipal foi criado no início da administração do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), com o objetivo de proporcionar segurança alimentar às famílias durante a pandemia do coronavirus.
Neste sábado (15), o prefeito Enivaldo dos Anjos esteve novamente visitando as obras do Curral de Leiloes, que estão bem adiantadas e fez questão de observar o Hortão, que, inclusive já está produzindo e atendendo o Centro de Apoio Alimentar, criado pelo prefeito.
De acordo Wander Onofre, que está respondendo pela secretaria interinamente, estão sendo colhidas couve, pepino, cebolinha verde, alface, beterraba e abobrinha. Em breve será colhido quiabo, mandioca, jiló, repolho, berinjela, mostarda, brócolis, cenoura, batata doce, pimentão, agrião, coentro, entre outros.
Implantado na segunda quinzena de janeiro, o Hortão municipal ocupa uma área de 2.660 metros quadrados, e está localizada no Polo Industrial. Toda produção será destinada ao Centro de Apoio Alimentar, que todos os dias fornece refeições (marmitex), para as pessoas carentes.
De acordo com Wander Onofre, o grande diferencial do Hortão Municipal de Barra de São Francisco é que a maneira técnica de plantar e cuidar não poluem a terra e a água não contaminam as plantas, nem os plantadores e consumidores.
“Toda a produção é sem defensivos químicos e só usaremos adubos orgânicos. Queremos qualidade com saúde”, afirmou o secretário municipal de Agricultura interino Wander Onofre.
Plantas Medicinais
Outra boa notícia dada pelo Secretário interino Wander Onofre, é a de que em breve terá plantas medicinais para atender as pessoas. Entre as plantas medicinais estão, pés de barbosa, campim santo, capim cidreira, cana de macaco, hortelã pimenta, saião, boldo, carqueja e betalha.