Morreu neste sábado (03), o professor, comerciante no ramo de papelaria e policial reformado, Jorge Angélico Nolasco, um homem integro, sério, honesto, trabalhador e que fez parte do crescimento e desenvolvimento de Barra de São Francisco por muitos anos. Jorge Nolasco chegou a Barra de São Francisco na década de 1946, vindo de Muqui, no Sul do Estado, para integrar as forças policiais que guardavam a região, em pleno conflito territorial entre Minas Gerais e Espírito Santo, que foi batizado de Contestado.
Nolasco sempre dizia que assistiu e trabalhou, junto com a tropa, na construção da antiga Cadeia Pública de Barra de São Francisco, que ficava no alto da rua Juiz Thaurion Pimentel, na esquina com a rua Astrogildo Romão dos Anjos, hoje sede do 11º Batalhão de Polícia Militar. Ele também foi professor e dos ótimos.
Seu Jorge como era conhecido, era um grande contador de histórias, inclusive suas e lembra que a antiga Cadeia Pública, abrigava, nas décadas de 50 e 60, o contingente policial militar destinado para a região com o objetivo de proteger as divisas do Espírito Santo e, por isso, foram chamados de Sentinelas Capixabas.
Em março de 2015, a regional de Barra de São Francisco da Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires), prestou homenagem ao senhor Jorge concedendo-lhe o título de “Homem de Honra” e o Diploma “Construtores da Paz”.
Dos tempos do Contestado ele gostava de contar a história da inauguração do antigo Clube das Perobas, na rua Prefeito Manoel Gonçalves, perto do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho. A obra foi realizada graças a doações de empresários e proprietários rurais francisquenses. Jorge Nolasco, também esteve lutando pelo Brasil e os “Aliados” na 2ª Guerra Mundial. Ele contava que participou de batalhas na Itália, quando integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que era amigo pessoal de Jorge Nolasco, dizia sempre para seus amigos que ele era um homem muito sério, honrado, cumpridor de suas obrigações, um grande chefe de família e detentor de centenas de amigos. “Jorge Nolasco foi e será sempre um exemplo de vida, como pessoa, como amigo, homem de caráter, dignidade, honestidade, trabalhador e honesto”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.