Uma das moradoras mais antigas do bairro Colina, Eva, vem ao centro de Barra de São Francisco quase todos os dias, para fazer compras ou resolver outras demandas e sempre costuma pagar um mototáxi, táxi ou uber para retornar. Na manhã desta quinta-feira, 02 e sexta feira 03, ela desceu o bairro Colina no ônibus que a prefeitura municipal colocou em circulação gratuitamente para os moradores da Colina e do bairro Estrela, os mais altos da cidade e disse que gostou muito da novidade, já que tinha que gastar pelo menos R$ 10,00 todos os dias para retornar, isso quando não pagava para descer.
No bairro Estrela, a diarista Janaína, também aproveitou o transporte público gratuito. Ela conta que ficou sabendo da novidade por uma amiga e não acreditou, mas, quando viu o ônibus passar pela primeira vez, não teve dúvidas, arrumou as crianças e desceu com elas para visitar familiares no bairro Irmãos Fernandes. “Vai ajudar muito, eu preciso descer e subir quase todo dia para trabalhar”, agradece, elogiando a iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos.
“O serviço vai beneficiar, inicialmente, os moradores dos bairros Colina e Estrela com transporte popular gratuito em ônibus provisório, enquanto aguardamos a aquisição de ônibus especificamente para esse programa, que vai ser implementado também em outros setores da cidade”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos no lançamento do serviço.
Nesta sexta-feira, 03, o movimento nos ônibus foi bem maior e a população desceu em peso para a cidade, aproveitando o transporte gratuito. “Espero que isso continue sempre. O prefeito Enivaldo dos Anjos tem feito muito pelas comunidades mais pobres e só temos que agradecer”, disse J. Alves, morador do Colina
Colina e Estrela são dois bairros altos, cujos moradores precisam se deslocar com alta declividade. “Eles descem para trabalhar e fazer compras no comércio e têm que subir à pé, carregando peso. Muitos já são de idade adiantada. Então, decidimos criar esse serviço”, acrescentou o prefeito.
Para se beneficiar, os moradores precisam fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, onde receberão uma carteirinha de transporte gratuito. O contato para cadastro pode ser feito pelo telefone 27 3756-8000 ramal 2076. “Vamos começar no feriado de finados para quem quiser descer para visitar o cemitério”, avisou Enivaldo. São 25 horários de ida e volta para os dois bairros começando às 6h30 e terminando às 18h40. O sistema será ajustado de acordo com a necessidade.