Missa em ação de graças marcará os 25 anos da Diocese de Colatina nesta quarta-feira (15)

-

 

431Nesta quarta-feira, 15 de julho, a Diocese de Colatina comemora 25 anos de instalação e posse de seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha. A data será marcada por uma missa em ação de graças presidida pelo próprio dom Geraldo, às 19 horas, na Catedral de Colatina.

A celebração também contará com a presença do atual bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, do bispo emérito, dom Décio Sossai Zandonade, além de padres e leigos vindos das diversas paróquias que compõem essa Igreja Particular.

Na ocasião, será lançada ainda a cartilha social da Cáritas, material que traz informações sobre todas as entidades e ações sociais da Cáritas na Diocese de Colatina. Nesse Jubileu de Prata, a Diocese de Colatina pretende refletir a sua missão evangelizadora. Para dom Wladimir, a data é uma “pausa impregnada de graça”, “é o respiro revitalizador após o mergulho no mar da história”, “é memória, presença e profecia”.

Com o tema “Contemplar, celebrar e reencantar”, as comemorações do jubileu tiveram início em 2014, ano marcado por eventos celebrativos e de formação. O encerramento acontece no próximo dia 21 de novembro, durante a festa de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

História

A Diocese de Colatina foi criada em 23 de abril de 1990. Sua instalação, porém, aconteceu quase três meses depois, no dia 15 de julho, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno. Nesse mesmo dia, tomou posse seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, que permaneceu no posto até janeiro de 2002. Após Colatina, dom Geraldo esteve à frente da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atualmente é arcebispo de Mariana (MG).

Em maio de 2003, dom Décio Sossai Zandonade é nomeado bispo de Colatina, cargo que ocupou até maio de 2014, quando renunciou e se tornou bispo emérito. No último dia 2 de maio, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que assumira a Diocese de forma interina, tomou posse oficialmente como novo bispo.

Fonte: Fernanda Farina Fraga

-

Related Posts

Erro › WordPress