A Junta Militar, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para Mulheres, da Prefeitura de Barra de São Francisco divulgou o número dos alistamentos militares obrigatórios realizados nos primeiros quatro meses da atual gestão administrativa de 2025. De janeiro a abril, 90 cidadãos se alistaram voluntariamente na instituição militar e deverão receber o documento de certificado de reservista após participarem da primeira cerimônia anual de juramento à Bandeira Nacional, que este ano ocorrerá no dia 25 de julho, às 9 horas na Câmara Municipal.
Cidadãos que se alistaram, mas não realizaram o juramento à Bandeira, deverão se apresentar a junta militar para também realizarem o ato cívico militar. O alistamento é obrigatório para homens e mulheres brasileiros que completam 18 anos ou já completaram. A Junta de Serviço Militar (JSM) é o órgão responsável pelo alistamento e pelo serviço militar obrigatório, localizado em cada município.
A junta militar é presidida pelo prefeito e tem como secretário um funcionário municipal, sendo responsável pela execução do serviço militar no município. A JSM de Barra de São Francisco funciona no edifício do Procon Municipal, localizado na Avenida Jones dos Santos Neves, número 717, em cima da loja de colchões Ortobom, no Centro da cidade.