Enivaldo dos Anjos propõe Comissão especial para dar mais suporte ao setor de granito

-
Enivaldo dos Anjos quer mais valorização ao granito na região
Enivaldo dos Anjos quer mais valorização ao granito na região

Mais suporte ao setor que atualmente representa 65% das exportações brasileiras e dá ao Espírito Santo o título de maior produtor do gênero do País. Foi com essa intenção que o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) propôs criar uma comissão especial para debater políticas de incentivo e desenvolvimento para o setor de granitos e rochas ornamentais do Estado do Espírito Santo.

O colegiado, que será composto por três membros, terá 120 dias para desenvolver o trabalho. A Resolução 3.934/2015, que criou a comissão, foi publicada no Diário do Poder Legislativo nesta semana.

Segundo Enivaldo dos Anjos, “o Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando um potencial geológico imensurável, amplamente desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas geológicas, tecnologias de extração e beneficiamento”.

Dada a importância para a economia capixaba, o parlamentar faz um alerta: “A Assembleia Legislativa tem de estar atenta e debater os problemas desse setor, que enfrenta gargalos de infraestrutura, extrema burocracia nos seus negócios e entraves ambientais, entre outros problemas e demandas. Podemos, por meio desse debate público, dar um inestimável valor a esse setor estratégico da economia capixaba”, afirma o parlamentar.

O Espírito Santo é hoje o principal produtor e o maior exportador e processador de rochas ornamentais do Brasil. O Estado responde por 60% da produção nacional e por 80% das exportações, que somaram mais de US$ 1 bilhão em 2014.

De acordo com os números levantados pelo Governo do Estado e representantes do setor, mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo.

 

-

Related Posts

Erro › WordPress