Na manhã deste sábado (31), o município de Barra de São Francisco sediou o Encontro Regional de Lideranças do Norte, no Clube Rei Pelé, reunindo mais de 500 pessoas, entre autoridades políticas, representantes de instituições e lideranças comunitárias de toda a região. O evento contou com a presença do Vice-Governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e teve como foco o fortalecimento da articulação política e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios do norte capixaba.
Durante o encontro, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou o papel essencial dos municípios na consolidação de políticas públicas efetivas. “Nosso governo tem um compromisso com a interiorização do desenvolvimento. E isso passa, necessariamente, pela escuta e pelo apoio às lideranças que conhecem de perto a realidade do nosso povo”, afirmou.
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, anfitrião do evento, ressaltou a importância de encontros como este para o crescimento conjunto dos municípios da região. “Esse é um momento histórico. Reunir lideranças do norte capixaba é um passo estratégico para debater ideias, alinhar prioridades e buscar, juntos, mais conquistas para o nosso povo. Barra de São Francisco está de portas abertas para o diálogo e o progresso”, declarou.
O evento contou com a presença de 15 prefeitos da região, entre eles:
- Jailson Quiuqui (prefeito de Águia Branca)
- Abraão Linco (prefeito de Água Doce do Norte)
- Edilson Monteiro (prefeito de Pinheiros)
- Ana Malacarne (prefeita de São Domingos do Norte)
- Coutinho (prefeito de Aracruz)
- Marcos Coutinho (prefeito de Ponto Belo)
- Gutim Astori (prefeito de Marilândia)
- Zé Luiz (prefeito de Ecoporanga)
- Iracy Baltar (prefeita de Montanha)
- Lúcio (prefeito de Mantenópolis)
- Erivan Linhares (prefeito de Conceição da Barra)
- Alexandre da Padaria (prefeito de Alto Rio Novo)
Também estiveram presentes o secretário do DER, José Eustáquio de Freitas, e a Secretária de Estado do Governo, Maria Manuela Alves, que reforçaram o compromisso do governo estadual com o fortalecimento da gestão pública nos municípios.
O vice-prefeito de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço, reforçou o papel da união política na superação das dificuldades regionais: “Temos muitos desafios em comum, especialmente no que diz respeito à saúde, infraestrutura e geração de emprego. Estarmos reunidos hoje demonstra que, com união e planejamento, podemos transformar nossa realidade”.
Além das falas institucionais, o evento também foi marcado por momentos de confraternização entre os presentes, trocas de experiências administrativas e o fortalecimento de laços políticos que ultrapassam as divisas municipais.
O Encontro Regional de Lideranças do Norte consolida-se, assim, como um marco na agenda política do Espírito Santo, reforçando o protagonismo dos municípios e a importância do trabalho colaborativo para uma gestão pública eficiente e comprometida com a população.