Deputado Enivaldo dos Anjos defende valorização de nutricionistas

-

21No Dia do Nutricionista, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) discursou no plenário da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (31) em homenagem à categoria e defendeu que o poder público valorize a esses profissionais, considerando absurdos e pífios os salários pagos a eles.

E lembrou recente pesquisa do IBGE indicando que 58% da população está acima do peso e 20% em estágio de obesidade. “Esta é uma tendência mundial. De acordo com o Dr. Nataniel Viuniski, renomado médico nutrólogo brasileiro, pela primeira vez na história da humanidade, há mais gente no mundo com problema de excesso de peso do que com fome.

Esta realidade nos leva a refletir e a pensar que precisamos valorizar cada vez mais os nutricionistas”, salientou. Lembrando a responsabilidade desses profissionais de “planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas, geralmente aqueles que possuem seu próprio consultório, e supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, e também acompanhar o regime de atletas”, Enivaldo dos Anjos disse que “o profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, porque as pessoas estão cada vez mais preocupados com o corpo, saúde e bem estar, e principalmente as mulheres, estão sempre em busca da melhor forma física”.

Em aparte, o deputado Hércules da Silveira (PMDB), que é médico, reforçou a homenagem de Enivaldo dos Anjos e informou a existência de recente pesquisa indicando que “9% das crianças capixabas já estão obesas em virtude de alimentação totalmente errada, como biscoitos recheados e frituras”.

O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto desde 1949, quando nesta data foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). “Mais do que uma homenagem, eu gostaria de deixar aqui uma mensagem a todos os chefes de Executivos, do Espírito Santo e do Brasil, para que valorizem o profissional nutricionista, pela enorme importância que ele tem na sociedade moderna.

Esta é uma categoria fundamental para que nossa sociedade fique menos doente”, disse Enivaldo. O deputado do PSD citou que “a Organização Mundial de Saúde dá conta de que 70% das mortes no mundo decorrem de doenças de causas evitáveis – infarto, derrame, câncer e diabetes, e que 70% dessas mortes seriam evitadas se as pessoas tivessem uma nutrição balanceada”.

De acordo com Enivaldo dos Anjos, “nenhum profissional está mais habilitado do que o nutricionista para contribuir com esta nova realidade. É um absurdo o salário que se paga a esses profissionais na grande maioria dos municípios brasileiros.

Recentemente, soubemos de um grande município capixaba que abriu concurso para nutricionista com salário menor do que R$ 1 mil por mês. Então, que neste Dia do Nutricionista os administradores parem para pensar no quão importante são esses profissionais para a saúde de nossos cidadãos”.

Para marcar a data, o deputado vai homenagear, na próxima quinta-feira (4), juntamente com vários profissionais de destaque, a nutricionista Elany Lorencini, pela iniciativa de buscar novas técnicas que ajudam as pessoas através da genômica nutricional e das tecnologias a ela associadas, por meio de análise de DNA.

 

 

-

Related Posts

Erro › WordPress