Para não prejudicar a população e evitar a perda do serviço de pavimentação, a Prefeitura de Barra de São Francisco decidiu fazer, ela mesma, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, as obras da rede de esgoto das 25 ruas do bairro Vila Santa Isabel. A decisão foi tomada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, depois que a Cesan se negou a construir a rede de esgotos sob alegação de que não explora os serviços de esgoto na localidade.
As obras de urbanização do bairro começaram em setembro, através de um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado, garantindo o repasse de R$ 5,512 milhões para a prefeitura de Barra de São Francisco.
Antes do início das obras, a administração municipal solicitou à Companhia Espírito-Santense de Saneamento – CESAN que a fizesse, por ser a empresa concessionária da exploração dos serviços de saneamento do município, com a distribuição de água tratada e captação de esgoto. A empresa informou ao município que não teria programação para realizar o serviço por não prestar o serviço de esgoto no bairro.
Inconformado com o posicionamento da prestadora de serviço, o prefeito Enivaldo dos Anjos determinou providências imediatas à Secretaria Municipal de Obras para início das obras de rede de esgoto, antes da finalização do calçamento nas ruas. Esta medida visa evitar que todo o trabalho de calçamento realizado fosse prejudicado posteriormente.
“Os moradores não podem receber um serviço pela metade. Nosso dever é entregar a obra completa com rede de esgoto, drenagem e pavimentação e, como a Cesan não quis ser parceira do município e da comunidade, e já dispúnhamos dos recursos do convênio, decidimos nós mesmos fazer o que a Cesan deveria fazer. Depois, lá na frente, vamos ver as providências contra a concessionária dos serviços de água e esgoto”, disse Enivaldo.