O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, anunciou neste sábado (5) a inauguração da área da Torre de TV, localizada no alto do Córrego da Penha, no interior do município. O espaço ganhou um novo visual com a implantação de iluminação em parte da região e será oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (7), às 12h, com show ao vivo. O serviço de iluminação foi realizado nesta sexta-feira (4) pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A intervenção incluiu a extensão da rede trifásica, a instalação de oito postes de concreto e de 13 luminárias LED de 200 watts, além de outros componentes necessários para o funcionamento do sistema. Com a nova iluminação, o espaço ficou ainda mais valorizado e passou a chamar a atenção de moradores e visitantes. Já na noite desta sexta-feira, várias pessoas aproveitaram para subir até a Torre de TV e conhecer o novo visual da área, que oferece uma das mais belas vistas panorâmicas de Barra de São Francisco.
Segundo o prefeito Enivaldo dos Anjos, a implantação da iluminação representa mais uma etapa das melhorias que vêm sendo realizadas na Torre de TV e permitirá que a população aproveite o espaço também durante a noite. “Estamos trabalhando para transformar a área da Torre de TV em um espaço cada vez mais bonito, seguro e agradável para a população. A iluminação é muito importante porque permite que moradores e visitantes possam aproveitar esse ponto turístico também no período noturno, contemplando a nossa cidade e tendo um local adequado para lazer e convivência. É mais uma ação que valoriza o turismo e mostra que estamos cuidando dos espaços públicos do nosso município”, destacou o prefeito. A expectativa é de que a nova estrutura contribua para fortalecer o local como ponto de visitação, lazer e convivência, proporcionando aos moradores e turistas uma nova opção para apreciar a paisagem de Barra de São Francisco também no período noturno.
Quiosque turístico e novos espaços de convivência
O prefeito Enivaldo dos Anjos acompanhou as obras do início ao fim com frequência as obras realizadas na área da Torre de TV, entre elas a construção do quiosque turístico e de uma residência destinada ao vigia, que também poderá ser utilizada como espaço de apoio coletivo. As obras foram concluídas e será entregue à população nesta segunda feira (07). A cada nova intervenção, a área ganha novos elementos e um visual mais acolhedor para receber moradores e visitantes. O local também conta com uma área reservada para as crianças, onde foram instalados brinquedos, ampliando as opções de lazer para as famílias que visitam o ponto turístico.
Executadas com recursos próprios do Município, as melhorias representam mais um investimento na valorização do potencial turístico de Barra de São Francisco. A expectativa é de que a nova estrutura ofereça mais conforto, segurança e comodidade aos frequentadores. O novo quiosque oferecerá comidas típicas, água, sucos, refrigerantes e outras bebidas, criando um ambiente adequado para alimentação, hidratação e descanso. O projeto também incluiu o plantio de grama no entorno, contribuindo para melhorar a aparência e tornar o espaço ainda mais agradável.
Revitalização amplia estrutura da Torre de TV
Nos últimos anos, a área da Torre de TV vem ganhando destaque entre os pontos turísticos de Barra de São Francisco, principalmente pela vista privilegiada, pelo contato com a natureza e pelo ambiente propício ao lazer e à contemplação. Para melhorar o acesso e preparar o local para receber um número maior de visitantes, a região passou por uma ampla revitalização. Entre as intervenções realizadas estão a pavimentação de 14.367 metros quadrados, a construção de muro de contenção, travamentos, plantio de grama e instalação de caixas secas para auxiliar no escoamento das águas das chuvas.
As melhorias proporcionaram um acesso mais estruturado e melhores condições de utilização do espaço pela comunidade e pelos turistas. Com a nova iluminação, a expectativa é de que o ponto turístico passe a ser ainda mais frequentado no período noturno, oferecendo aos visitantes uma nova possibilidade de contemplar a paisagem e aproveitar o ambiente ao ar livre.
Local também é estratégico para segurança e comunicação
Além do potencial turístico, a via de acesso à Torre de TV possui importância estratégica para a comunicação e a segurança pública do município. A área abriga torres de transmissão de emissoras de rádio e estruturas utilizadas por órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros. O espaço também conta com sistema de videomonitoramento, ampliando a segurança dos frequentadores e contribuindo para a preservação do patrimônio e da infraestrutura instalada na região.
Com a conclusão do quiosque, da residência para o vigia e das demais melhorias, o local deverá ganhar ainda mais estrutura para receber visitantes. A iluminação recém-instalada reforça essa proposta e amplia o período de utilização do espaço. Com natureza, ar puro e uma vista panorâmica privilegiada, a Torre de TV segue se consolidando como um dos principais atrativos turísticos de Barra de São Francisco e como um espaço de convivência, lazer e contemplação para moradores e visitantes.















