Prefeito João Rufino inaugura instalações do CAPS em Mantena

579

Na manhã desta segunda feira, 30 de janeiro de 2018, o prefeito de Mantena João Rufino (PSB), juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Jânio Aquino de Assis, Servidores da Saúde, Secretários de governo, vereadores e servidores públicos municipais participaram da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O que é o CAPS e para que serve:

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar.

Tal equipe realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

Assim agindo também com aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Em Mantena, por conta da quantidade de habitantes, foi instalado e inaugurado o CAPS I,

CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

No local, como já dito, estará à disposição uma equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar, a qual estará atendendo como já dito, especificamente às pessoas e suas famílias, que dependam de tratamento psicológico ou que sofram de algum transtorno mental, ainda, de forma singular, com aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Todos sabemos o quanto o álcool e as drogas se apresentam como um problema que destrói famílias e vidas em nossa cidade e região.

Constantes e diárias são as notícias de vidas que se perdem tendo em seu enredo o crack, o álcool e outras drogas vastamente conhecidas.

Em sua fala o Secretário de Saúde apresentou a todos o CAPS e para que serve, assim como anunciou a todos que este local é fruto também do empenho do Prefeito João Rufino e do Secretário em prol da população de Mantena.

Dr. Jânio apresentou aos presentes também a equipe de profissionais que estará atendendo no local, sendo um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um assistente social, entre outros.

Dr. Jânio reafirmou que estes profissionais estarão a disposição, frisando a importância deles na vida de muitas pessoas que ali irão procurar ajuda e socorro, tanto para eles quanto para seus familiares.

Em sua fala, o Prefeito reafirmou seu compromisso de estar com sua administração voltada ao bem estar da população. Pediu de forma especial aos servidores que estarão atendendo no local que sempre estejam com um sorriso no rosto e com boa vontade ao atender naquele local onde tantos que sofrem irão recorrer necessitados de ajuda psicológica ou já com suas vidas bastantes destruídas pela atuação do álcool e das drogas.

Enfim, Mantena já pode contar com um local para este tipo de atendimento. Principalmente hoje, as famílias que sofrem com pessoas em tais situações, e que não contam com condições de sair de Mantena para bancar um tratamento, podem recorrer agora ao CAPS I em Mantena.

O CAPS I está localizado na Rua Hélio Emmerick n.º 286, Bairro Santos Prates I, com atendimento de 08:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas todos os dias.

Por: Geraldinho Júnior

 

COMPARTILHAR