- - » Vejam as últimas notícias de Vila Pavão

Home » Coluna 40 Graus » Vejam as últimas notícias de Vila Pavão

Vejam as últimas notícias de Vila Pavão

20130917_082003O Governo Municipal iniciará em breve as obras de construção de um campo de futebol na comunidade de Conceição do VX, interior do município. O Setor de Licitações e Contrato da Prefeitura Municipal informou que o processo de licitação foi concluído no último dia 17 de setembro.

A empresa vencedora da licitação foi a Styllo Construções e Incorporações Ltda, com sede em Montanha-ES. O campo de futebol de Conceição do VX, será construído na entrada da localidade, em área que mede 14.220.000 m2, adquirida do Sr. Helio Pereira de Mello e terá medidas oficiais: 65 x 95 m2 – com alambrado, banheiros, vestiários para 02 equipes e árbitros. O valor da obra é: R$ 289.253,53.

“Os campos no interior acabam sendo uma forma prática de garantir lazer e entretenimento e dentro da política de valorização e incentivo ao esporte, construiremos campos de futebol em todas as comunidades que ainda carecem de tal benfeitoria”, comentou o prefeito do município, Eraldino Jann Tesch.

Aumenta em Vila Pavão demanda de milho subsidiado da CONAB

Nesta semana chegou ao município mais uma carga com 2.600 sacas de milho, repassada pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Pode parecer muito, mas essa quantidade, não é suficiente para suprir a demanda atual que corresponde a mais de 6.000 mil sacas mês do produto. Alguns fatores, entre eles, a seca que atinge grande parte do país, contribuiu para o aumento da demanda.

O produto, tradicionalmente utilizado na alimentação de frangos e porcos, com o advento da seca, obriga os pecuaristas a recorrer ao cereal para reforçar a alimentação do rebanho bovino. Mas, o problema com o milho subsidiado pela CONAB, não se resume apenas ao aumento da demanda causada pela seca.

Questões burocráticas têm provocado atraso no processo licitatório para a aquisição do produto por parte do Governo Federal. Outro fator que contribui para o desaparecimento do produto, é o preço pelo qual, é fornecido aos produtores, em torno de 20 reais a saca, já incluído o frete, valor bem inferior, aos preços praticados pelo comércio varejista.

Queixas

A escassez provocada pelo aumento do consumo, além de causar interrupção no fornecimento, obrigou o Governo a racionar a venda, fato que vem desagradando os produtores que necessitam do produto para alimentar a criação.

“Alguns produtores ficam revoltados com a falta de milho e acham que a culpa é nossa”, desabafa o Secretário Municipal de Agricultura, Valdez Ferrari, que explica que o município tem feito tudo que é possível para que o produto não falte. Valdez esclarece que o transporte da carga para o armazém no município, é por conta da Secretaria de Agricultura.

Já o trabalho de confecção e aprovação do cadastro de produtores, envio dos pedidos à CONAB, distribuição dos boletos bancários e distribuição do produto è feito em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR. Racionamento

Vila Pavão tem cadastrados no programa do milho subsidiado pela CONAB, 423 produtores. Outros 40 estão na fila de espera até que os cadastros sejam aprovados.

Segundo Valdez, quando assumiu a secretaria, em janeiro, a CONAB repassava para Vila Pavão, cerca de 1.500 sacas de milho por mês. Atualmente, a demanda é de 6000 sacas mês. “O aumento no consumo foi geral. No nosso município, ocorreu devido ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que estendeu o benefício a outros produtores. Mas por outro lado, o Governo Federal está tendo dificuldade de encontrar no mercado milho suficiente para suprir a demanda dos municípios”, diz.

Em decorrência do grande aumento no consumo, ocorreram mudanças na regra de distribuição. Antigamente os produtores podiam comprar o produto em grande quantidade, agora, para que todos possam ser servidos, foi estipulado uma cota de 30 sacas mês para cada produtor cadastrado.

Gostou da Matéria ? Compartilhe aqui!

DEIXE SEU COMENTÁRIO.
(Os comentários com palavras de baixo calão ou ofensas as pessoas não serão aprovados!)