Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Mauro Pereira inserindo Mantena entre os grandes

803

Na última semana, o Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento de Mantena, Mauro Lúcio Pereira, esteve em Belo Horizonte e participou de uma reunião de extrema importância para o desenvolvimento e inclusão de Mantena num programa de nível Estadual. “A Sala Mineira do Empreendedor”.

Foi no último dia 27 de novembro, foi a última fase do credenciamento, reuniu representantes federais, estaduais e municipais em Belo Horizonte.

Com programação diversificada, o evento contou na abertura solene com a presença do secretário especial da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Martins, do gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, do deputado estadual Bosco, do Secretário Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento de Mantena Mauro Lúcio Pereira, além dos anfitriões e demais autoridades.

Na ocasião, os municípios que se credenciaram previamente, tais como Mantena, e puderam participar da reunião, foram autorizados/credenciados, via recebimento de certificado, a estar implantando a Sala do Micro Empreendedor Mineiro. E Mantena não ficou de fora.

Para o presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt, a Sala Mineira do Empreendedor é a porta de entrada para que o município receba investimentos. “O empreendedor precisa ser tratado de forma especial. É ele que vai gerar emprego e renda para os municípios, e a Jucemg e o Sebrae estão de portas abertas para que esta Sala seja um canal para o desenvolvimento regional”, frisou.

A importância das Salas Mineiras do Empreendedor para o desenvolvimento dos municípios foi destacada também pelo Diretor Técnico do Sebrae Minas, Anderson Cabido. “Cada município tem suas potencialidades e, cabe aos gestores, criar facilidades para atrair investidores. Nesse sentido, a Sala Mineira do Empreendedor é fundamental pois contribui também para geração de emprego na região”, afirmou.

Para que serve a Sala Mineira do Empreendedor?

De acordo com o analista do Sebrae e gestor do projeto, Cassio Duarte, a Sala Mineira do Empreendedor busca padronizar e expandir os serviços que são ofertados pelas atuais salas existentes em algumas cidades. “Um dos principais objetivos da nova sala é a simplificação, um espaço único onde o empreendedor, independentemente de ser Micro Empreendedor Individual (MEI) ou não, possa fazer todo o processo de formalização do seu negócio em todos os níveis”, ressaltou.

De acordo com o Secretário Mauro a Sala Mineira do Empreendedor será um local onde quem desejar abrir uma empresa não irá encontrar dificuldades, a ordem é simplificar. Nesta sala estarão servidores que irão atender o empreendedor interessado e somente naquele local realizará toda burocracia para abertura de um empreendimento.

Micro e pequenas empresas serão nossa especialidade, Mantena poderá contar aqui mesmo com um serviço rápido e bem realizado de apoio. Frisou o Secretário que tem mostrado de forma surpreendente que esta Secretaria pode trazer e fazer muito bem para Mantena.

O Prefeito João Rufino, homem desgarrado de interesses pessoais e voltado ao crescimento e desenvolvimento de Mantena está nos dando total apoio e incentivo para este credenciamento. Em conversa com o Prefeito, este disse ter outros compromissos na ocasião do Seminário e nos incumbiu de bem representá-lo e a Mantena. Vamos honrar este apoio, esta confiança e este compromisso com muito trabalho.” Finalizou Mauro Pereira repetindo com visível entusiasmo seu slogan “Nossa parceira já é um sucesso”!

Quem estará atendendo?

A Jucemg, entre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre Registro Empresarial; o Sebrae Minas cuidará, por exemplo, da identidade visual e da gestão das MPEs; a prefeitura disponibilizará o espaço físico e fornecerá os recursos humanos.

A forma de atuação das Salas será embasada em três pilares básicos: orientações e informações; serviços; e capacitações (por meio de programas regulares dos parceiros). Além da reunião realizada em Montes Claros, outras deverão acontecer em várias regiões do estado.

O Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, focou seu discurso no desenvolvimento ao declarar que “somos frutos do desenvolvimento. Essa rede de parceiros integra o projeto Sala Mineira do Empreendor. Temos uma arquitetura e a presença de todos os atores necessários para tornar real esse projeto. Trata-se da real abertura dos canais de desenvolvimento no estado”.

O arranjo da estrutura municipal de forma simples e objetiva, a adesão das cidades à proposta da Sala Mineira do Empreendedor, sintetizam a proposta do seminário, evidenciou o secretário especial da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Martins.

Para ele, “Nas micros e pequenas empresas concentram os maiores negócios. Questões de capacitação e de natureza formal são necessidades do empreendedor. Ter essa Sala beneficia os pequenos negócios no município e são esses movimentos alinhados com as ações da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa”, finalizou passando a certificar as prefeituras que aderiram ao projeto Sala Mineira do Empreendedor junto com os demais parceiros.

Acompanhe a seguir fotos da solenidade de entrega e credenciamento dos municípios, inclusive Mantena, que estarão aptos a instalar a Sala Mineira do Empreendedor:

Por: Geraldinho Júnior

 

 

COMPARTILHAR