SAAE conclui nova Barragem em Mantena para melhor atender a população

1896

Está praticamente concluída a terceira barragem do sistema de captação de água bruta que o SAAE de Mantena prepara para o tratamento e abastecimento de toda população mantenense.

Esta obra é a primeira de grande porte realizada sob o comando do diretor Paulo Abílio, nomeado em 2017 pela atual administração municipal.

A captação de água bruta feita no Córrego Frio, por muitos anos foi realizada através de uma barragem com sacos de areia e tubulação anexada, que coletava água até a Estação de tratamento de água em Mantena.

No entanto, por ser uma barragem provisória, estava sempre sujeita a danos como entupimento, rompimento e o bloqueio da água que era coletada (seja por pedras ou areia).

Com a construção da nova barragem estes problemas além de cessarem, viabilizam uma coleta mais eficiente com um maior volume de água, inclusive com melhor pressão.

A obra foi executada em tempo recorde, tão logo algumas questões documentais foram esclarecidas com relação ao terreno, a autarquia se empenhou e executou a construção da barragem que representa muito para o abastecimento de água na cidade.

Vale muito salientar que o SAAE de Mantena realizou esta obra com recursos próprios, ou seja, com a receita que vem das contas de água pagas pela população, que agora retorna para o consumidor em benefícios e qualidade nos serviços.

Restam apenas alguns detalhes para que a obra seja oficialmente inaugurada, no entanto, a população mantenense já está sendo atendida por esta barragem que é mais um marco na história da cidade, aliás, uma bela história escrita pelo SAAE em Mantena e região, sendo uma das poucas cidades que vem enfrentando a crise hídrica ao longo dos anos sem sacrificar a população com o racionamento de água.

COMPARTILHAR