IBGE deu início ao Censo Agropecuário 2017 e equipe foi apresentada em Mantena

1191

Teve início nesta segunda-feira (02/10/2017) em todo o país o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Mantena, o lançamento do censo foi realizado na sede do IBGE, e contou com a presença do prefeito João Rufino, dos membros do colegiado, da Policia Militar, e o chefe da agência, Gilmar Moraes, apresentou a equipe que estará trabalhando no censo.

Gilmar explicou que o censo agropecuário tem o objetivo principal de levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira.

O posto de coleta de Mantena conta com a equipe de campo: Recenseadores Mantena: Raony Cândido Firmino, Lindomar Gonçalves e Robson Gomes; São João do Manteninha – Mariana Cabral Nogueira; Central de Minas – Bruno Viana Silva; Divino das Laranjeiras – Vinilson Eduardo de Souza. Equipe de apoio Stéfane Dias, Letícia Batista, Gilmar Calais e Ycaro Martins.

O prefeito João Rufino desejou um bom trabalho a todos, destacou que as informações colhidas pelos recenseadores são muito importantes para levantar a real situação da agricultura da nossa região, e enfatizou para que todos tenham paciência em explicar para o produtor rural os questionamentos mantendo um bom relacionamento, uma vez que são eles os responsáveis em fornecer os dados.

Serão 5 meses de pesquisa, onde os agentes estarão devidamente uniformizados, com um QR Code no crachá para identificação, onde o código pode ser lido pelo celular e redirecionará diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem.

Também estarão munidos de um DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) no momento da aplicação do questionário. O dispositivo é obrigatório, pois é justamente nele onde os agentes registrarão os dados de cada estabelecimento, assim como o georreferenciamento de cada propriedade.

Realizado pela última vez em 2010, é o Censo Demográfico que levanta todas as informações relativas à população do país em termos quantitativos. A expectativa é de que o próximo seja realizado em 2020.

Por: Fabiana Hipolito

 

COMPARTILHAR