Produtores de Ecoporanga visitam plantação de pimenta do reino em Jaguaré

1882

Um grupo de agricultores e técnicos do Incaper de Ecoporanga participaram de uma excursão ao município de Jaguaré para visitar propriedades de produção de pimenta-do-reino. O objetivo foi a difusão de informações e o conhecimento das áreas já implantadas de pimenta-do-reino usando o tutor vivo.

Estiveram participando das visitas o Engenheiros Agrônomo e produtor rural, Luiz Rogério, os Técnicos em Agropecuária, Geilson Rodrigues e Geraldo Francisco Costa, vereador Jeffinho Dal’Col e o produtor rural e servidor do Incaper, Daniel de Oliveira Costa, que será o pioneiro na região no plantio de pimenta e, demais produtores de Ecoporanga.

Os participantes visitaram duas lavouras em estágio diferentes de implantação e/ou produção e conheceram os pontos positivos e negativos de cada forma de condução. Foram esclarecidas também as dúvidas gerais sobre a pipericultura, como adubação, controle fitossanitário, escolha de variedades e local de plantio.

A pimenta-do-reino em Ecoporanga é uma atividade muito nova, mas que está conquistando uma parcela de produtores. Além de ser mais uma alternativa de renda, em alguns casos, considerando a prolongada crise hídrica que assola o município, por ser uma cultura que consome menos água que o café, pode se tornar a principal atividade em pequenas propriedades.

Ao final, foi possível perceber a satisfação dos agricultores e muitos citaram que agora estão mais preparados para realizarem um bom plantio e boa condução da cultura, e aqueles que já iniciaram a implantação vão poder descobrir o que fizeram de errado e se é possível corrigir.

Por Ramon Gava

COMPARTILHAR