Deputado Enivaldo dos Anjos participa da festa dos 50 anos do Unesc...

Deputado Enivaldo dos Anjos participa da festa dos 50 anos do Unesc em Colatina

0 1034

Depois de homenagear a instituição em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) voltou ao Unesc, onde formou-se em Direito, mas desta vez para participar das comemorações dos 50 anos do Centro Universitário do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (14).

Lá, encontrou-se com o idealizador do projeto, que se transformou na maior instituição de ensino superior do interior do Espírito Santo, o jurista Pergentino Vasconcellos, hoje na casa dos seus 90 anos, mas lúcido e vibrante, ainda lançando novas sementes daquilo que acredita.

“É muito bonito de se ver que aquela semente que Dr. Pergentino plantou em 1967 se transformou não numa árvore frondosa, mas numa floresta viscejante. Não consigo imaginar quantas pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa de se criar, inicialmente, um curso de Direito, como foi até 1988, e hoje um Centro Universitário, o primeiro reconhecido pelo MEC no Estado”, disse Enivaldo.

Para o deputado, é impossível também se imaginar a história da educação, da saúde e da assistência à criança de Colatina e do Norte do Estado sem a figura de Pergentino: “Não é apenas o Centro Universitário, é o Hospital São José, que atende a quem mais precisa, pelo SUS, a Casa do Menino, tudo aquilo que dessas instituições derivou a partir da criação da Fundação Gildásio Amado nos anos 60”.

O Centro Universitário do Espírito Santo – Unesc hoje abriga mais de 4 mil universitários em seus dois Câmpus, em Colatina e em Serra, ofertando 26 cursos de graduação (presenciais e à distância), 18 de pós-graduação, além de 11 Programas de Residência Médica. Em nível de pós-graduação, o Unesc tem um Mestrado e um Doutorado Interinstitucional na área de Ciências da Saúde, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense.

O Campus Colatina é a unidade sede, com 43.654,65 m² de área construída, incluindo seus diversos prédios, instalado numa área territorial de 979.472,96 m². O Campus Serra, por sua vez, ocupa uma área de 132.263,05 m², com 7.093,38 m² de área construída.

O UNESC conta, atualmente, com 58 Laboratórios, muitos dos quais podem interessar a diversos segmentos da indústria: Vestuário, Mecânica, Metalurgia, Laticínios e derivados, Informática, Farmacêutico, Cerâmica, Moveleiro, Bebidas, etc.

O Unesc também possui convênios firmados com 380 empresas da região, dentre as quais constam Instituições Educacionais, Bancos, Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais, Hospitais e Clínicas, Cooperativas, Farmácias, Indústrias, Prefeituras, Sindicatos, Escritórios de Advocacia, Instituições Jurídicas, dentre outros.

O Hospital e Maternidade São José, que também conta quase meio século, funciona como laboratório de estágio para os universitários dos cursos de saúde do Unesc e presta 50 mil atendimentos por ano.