Enivaldo dos Anjos homenageia os 50 anos do “sonho do Dr. Pergentino”

1312
Enivaldo dos Anjos homenageia os 50 anos do “sonho do Dr. Pergentino”

No último dia de sessão antes do recesso parlamentar de julho, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) homenageou em discurso, registrado nos anais da Assembleia Legislativa, os 50 anos da maior instituição de ensino superior privado do Espírito Santo, o Unesc.

“O sonho de um grande homem, Dr. Pergentino Vasconcellos transformou-se numa das mais importantes instituições de ensino capixabas – o Unesc, que está completando meio século de existência. É como disse o poeta português Fernando Pessoa: O homem sonha, Deus quer, a obra acontece”, registrou Enivaldo dos Anjos.

A homenagem prestada por Enivaldo provocou vários pedidos de apartes de outros deputados, alguns deles tendo cursado Direito também na antiga Fadic – Faculdade de Direito de Colatina, a exemplo do próprio Enivaldo dos Anjos, que é advogado, com bacharelado em Direito feito pela instituição.

Até 1988, Direito era o único curso superior da Fundação Gildásio Amado, mantenedora da União das Escolas de Ensino Superior do Espírito Santo (Unesc), hoje Centro Universitário do Espírito Santo.

O parlamentar observou que a instituição criada pelo líder colatinense Pergentino Vasconcellos, hoje, abriga mais de 4 mil universitários em seus dois Câmpus, em Colatina e em Serra, ofertando 26 cursos de graduação (presenciais e à distância), 18 de pós-graduação, além de 11 Programas de Residência Médica.

Dos Anjos destacou também que, em nível de pós-graduação, o Unesc tem um Mestrado e um Doutorado Interinstitucional na área de Ciências da Saúde, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense.

O Campus Colatina é a unidade sede, com 43.654,65 m² de área construída, incluindo seus diversos prédios, instalado numa área territorial de 979.472,96 m². O Campus Serra, por sua vez, ocupa uma área de 132.263,05 m², com 7.093,38 m² de área construída.

O UNESC conta, atualmente, com 58 Laboratórios, muitos dos quais podem interessar a diversos segmentos da indústria: Vestuário, Mecânica, Metalurgia, Laticínios e derivados, Informática, Farmacêutico, Cerâmica, Moveleiro, Bebidas, etc. Na área empresarial sobressai o Núcleo de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial, que auxilia micro e pequenos empresários na análise de projetos.

Na área jurídica destaca-se a Assistência Judiciária do Unesc, que faz atendimentos gratuitos à população carente. O Unesc também possui convênios firmados com 380 empresas da região, dentre as quais constam Instituições Educacionais, Bancos, Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais, Hospitais e Clínicas, Cooperativas, Farmácias, Indústrias, Prefeituras, Sindicatos, Escritórios de Advocacia, Instituições Jurídicas, dentre outros.

“É preciso destacar o trabalho, nesse contexto, do Hospital e Maternidade São José, também com quase meio século de existência, e que funciona como uma espécie de hospital-escola para os alunos da área de saúde do Unesc. Credenciado ao Sistema Único de Saúde, é um hospital geral de média e alta complexidades, referência em Colatina e todo o norte do estado do Espírito Santo”, disse Enivaldo.

O São José oferece atendimento em diversas áreas e realiza anualmente cerca de 50 mil atendimentos. Na concepção dos administradores, o hospital funciona como amplo laboratório de estágio para os acadêmicos dos cursos do Unesc.

Sob a supervisão, os estudantes participam ativamente do cotidiano hospitalar, prestando relevante contribuição à melhoria da qualidade do atendimento e ao enriquecimento cultural da instituição.

“Essa parceria propicia cenários de aplicação prática dos conhecimentos teóricos, visando à adequada formação ética e de compromisso com a comunidade do futuro profissional da saúde”, acentuou Enivaldo. Esse histórico começa a se construir na década de 60, quando é criada a oportunidade à juventude da época de obter um curso universitário na área do Direito, com a Fadic em 1967.

O Direito foi o único curso superior do UNESC até 1988. Pergentino, o criador, considera esta uma semente abençoada, semeada em terreno fértil e que vicejou, produzindo muitos frutos.

 

COMPARTILHAR