Enivaldo dos Anjos defende gratuidade para exames de doença que matou cavalos...

Enivaldo dos Anjos defende gratuidade para exames de doença que matou cavalos da PM

0 1172

Por mais de uma vez a Cavalaria da Polícia Militar do Espírito Santo ficou sem seus animais, que tiveram de ser sacrificados depois de contraírem a doença mormo, que é letal para os equinos.

Esse problema, porém, poderá ser reduzido drasticamente, a partir do momento em que passar a vigorar no Espírito Santo a lei que o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) pretende aprovar na Assembleia Legislativa.

Nesse projeto de lei, o parlamentar propõe que sejam tornados gratuitos os exames de mormo e anemia infecciosa equina no Estado do Espírito Santo, realizados por veterinários e em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno (MAPA).

Especialistas afirmam que ainda não foi desenvolvida uma vacina contra o mormo em equinos e que, assim, a melhor forma de prevenção da doença é sempre manter a higiene da propriedade, do meio de transporte do animal e atentar também para a limpeza nos eventos equestres.

Na justificativa do projeto, Enivaldo dos Anjos defende que as duas doenças causam prejuízos incalculáveis aos criadores de equídeos, pois o sacrifício animal é obrigatório e a propriedade permanece em quarentena, pode até mesmo ser embargada para observação dos demais animais.