1º Bolão Rancho Dal’Col será realizado em Ecoporanga neste fim de semana

1º Bolão Rancho Dal’Col será realizado em Ecoporanga neste fim de semana

0 1266

Neste final de semana será realizado o 1º Bolão Rancho Dal’Col, na fazenda Elias Dal’Col nos dias 30 de junho e 01 de julho, em Ecoporanga. O evento contará com a presença do Bonde Capixaba, tocando o melhor do forró, e do cantor André Lemos que promete agitar o público presente.

O “Bolão” é a tradicional prova de Team Roping ou Laço em Dupla. A prova começa bem antes dos competidores irem para a Arena. O objetivo é laçar a cabeça e as patas do boi, de aproximadamente 200 kg, no menor tempo possível.

As provas são realizadas em uma pista de areia de mais ou menos 90 m de comprimento por 40 m de largura. Os bois passam por um corredor estreito até chegarem ao brete.

O laçador que ocupa o lado esquerdo do brete é chamado cabeceiro, pois ele deve laçar a cabeça do novilho e o competidor do lado direito é o peseiro, pois tem que laçar as patas traseiras.

Os cavalos precisam ficar frente a frente antes da largada e nenhum animal pode sair antes do boi, caso contrário, a dupla é penalizada. O cavalo, geralmente Quarto de Milha, é parte fundamental da prova. Depois que a barreira é aberta, o boi sai em disparada. O cabeceiro é o primeiro a sair atrás do animal. Assim que o boi é laçado pelos chifres, o peseiro deve entrar em ação.

Se o cabeceiro “queimar” a largada, por exemplo, a dupla tem 10 segundos acrescentados ao tempo final. Já o peseiro, se laçar apenas uma das patas do boi, terá 5 segundos de penalidade. Os competidores precisam ser ágeis e bem treinados para serem campeões.

Assim que o boi é esticado, o juiz para o cronômetro, o boi é liberado e trota para o final da pista.

Uma equipe de nível profissional bem sucedida leva entre 4 e 7 segundos para completar a prova.  Em níveis mais baixos, uma equipe pode levar mais tempo para executar essa tarefa.

O team roping foi desenvolvido por cowboys nos ranchos americanos pela necessidade de capturar animais adultos envolvendo mais de um homem.