Ecoporanguense Caio Cesar Sousa, vence concurso de ilustração de Lendas Capixabas

4108
Caio Cesar Sousa e sua mãe Fabiana Souza Almeida

O ecoporanguense Caio Cesar Sousa, filho de Fabiana Souza Almeida, que reside com a mãe, em Vitória-ES, desde o início de 2017, foi um dos três alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, foram os vencedores do Concurso de Ilustração de Lendas Capixabas da escritora Maria Stella de Novaes, que aconteceu no domingo, 21 maio, último dia da IV Feira Literária Capixaba. As crianças participam do projeto Ateliê Escola Porão a Sonhar, espaço da escola onde alunos com altas habilitades e superdotação recebem orientações pedagógicas.

O professor Israel Scardua informou que cerca de 120 estudantes da unidade participaram do concurso, mas apenas 10 desenhos por escola poderiam concorrer. Então, um júri foi formado para que as melhores ilustrações fossem selecionadas.

“Ao saber do concurso, procurei a bibliotecária da escola, que prontamente abraçou a ideia. Ela me emprestou o livro de Maria Stella, li e contei algumas das lendas para as turmas de 1º ao 5º ano, porque o concurso era para alunos de até 10 anos. Depois de ter ouvido as lendas, os alunos fizeram as ilustrações”, contou.

Caio Cesar, que estuda na Emef Álvaro de Castro Mattos, venceu o concurso com essa ilustração

O concurso, de caráter internacional, teve a participação de centenas de estudantes de escolas de países que falam a Língua Portuguesa. Crianças de duas escolas da Áustria também enviaram ilustrações. Mas os campeões foram o ecoporanguense Caio Cesar Sousa, Gabriel Poloni e Luiza Almeida, atendidos pelo projeto Ateliê Escola Porão a Sonhar.

Premiação

E como não poderia deixar de ser, na premiação, as crianças ganharam livros. Ainda serão homenageadas pela Academia Espirito-Santense de Letras, em data ainda a ser definida. Os desenhos também vão ilustrar uma nova edição do livro de lendas capixabas de Maria Stella, editado pelo escritor Francisco Aurélio. Este ano, toda a programação da feira homenageou a professora e escritora, falecida em 1981.

Quem foi Maria Stella de Novaes

Foi professora de desenho, caligrafia, ciências naturais e história natural. Representou o Espírito Santo em diversos congressos. Recebeu prêmios e condecorações além de diversos diplomas acadêmicos. Foi membro de diversas instituições culturais como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Publicou livros sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Caio Cesar, que estuda na Emef Álvaro de Castro Mattos, venceu o concurso com essa ilustração

 

Luiza Almeida, também atendida pelo projeto, foi uma das ganhadoras do concurso

 

Gabriel Poloni foi um dos vencedores do Concurso de Ilustração de Lendas Capixabas
COMPARTILHAR