Já teve inicio nesta segunda (17) a campanha de vacinação para idosos...

Já teve inicio nesta segunda (17) a campanha de vacinação para idosos em Mantena

0 386

Começa nesta segunda feira, 17/04/2017, e vai até o dia 26 de maio a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros. Em Minas Gerais, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é alcançar 5,5 milhões.

Em Mantena, a informação trazida pelo Secretário de Saúde, Jânio Assis, é de que Secretaria de Saúde, através do posto e demais pontos de atendimento, estarão abertos esperando a população idosa a partir desta segunda feira.

Em todo o estado, a meta é imunizar ao menos 90% do público prioritário, percentual acima dos 80% do objetivo traçado no ano passado. Os moradores precisarão ir aos centros de saúde e apresentar o cartão de vacinação e a carteira de identidade ou documento similar. Porém, pessoas acamadas e residentes em casas de repouso podem ser imunizadas nos próprios locais.

COMO SE PROTEGER

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz para se proteger é justamente a vacinação.

Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Mais vacinação:

Teve inicio ainda a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar as pessoas que integram o grupo de risco, e assim garantir uma proteção para a população. A novidade deste ano são os professores da rede pública e privada (necessário apresentar comprovação).

“A Campanha Nacional é anual e prevê a imunização de todas as pessoas cujos riscos da gripe são maiores, explicou ao ressaltar que, além da vacinação contra gripe, as equipes aproveitarão a oportunidade para atualizar o cartão de vacina, principalmente das crianças e gestantes”, disse o secretário de saúde Jânio Assis.

Lembrando que os postos de atendimento (PSF), estarão atendendo a população. É necessário apresentar o cartão de vacinação, cartão do SUS e a carteira de identidade.

Quem deve se vacinar?

Idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.

Proteção

Vacina trivalente protege contra três tipos de cepas de vírus. É disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Influenza A (H1N1)

Influenza A (H3N2)

Influenza B (Brisbane/2008)

Vacina quadrivalente protege contra quatro tipos de cepas de vírus. Essa é encontrada na rede particular

Influenza A (H1N1)

Influenza A (H3N2)

Influenza B (Brisbane/2008)

Influenza B (Phuket/2013)