Termina nesta sexta feira, o prazo para cadastramento biométrico em Água Doce do Norte

-
SAMSUNG CAMERA PICTURES
SAMSUNG CAMERA PICTURES

Termina nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o prazo para o recadastramento biométrico do eleitorado de Água Doce do Norte. Até o final da tarde desta quinta feira, 4 de fevereiro, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Nilsa Lopes, o número de recadastrados já ultrapassou os seis mil eleitores, mas ainda está muito abaixo do número pretendido, que é de pelo menos, oito mil eleitores.

Em 2004 o município tinha em torno de oito mil eleitores e uma população estimada, segundo o IBGE, de 12,777 mil habitantes. A população estimada para o ano passado, pelo IBGE, era de 12,025 mil habitantes. Esta semana, segundo a chefe do cartório, o movimento tem sido intenso, mas ainda não existe nenhuma sinalização, por parte da Justiça Eleitoral, de que o prazo será prorrogado.

A intenção do juiz eleitoral, Edmilson Rosindo Filho, é que o número de eleitores chegue a pelo menos 70% do eleitorado registrado no último pleito, que é de mais ou menos 10,5 mil eleitores. “O TRE/ES está colocando todo o seu empenho para que a meta venha a ser atingida. Estamos com dez atendentes no cartório eleitoral que está funcionando em caráter temporário nos cômodos do ginásio de esporte Sebastião Coimbra Elizeu”, ressalta o juiz.

RETROCESSO

Para se ter uma ideia mais precisa, o número de eleitores em 2004 era de 8.081, sendo que 1.484 eleitores se abstiveram de votar. Em 2008 o eleitorado chegou a 11.256, com 1.669 abstenções. Já na eleição seguinte, em 2012, a população do município, medida pelo Censo, era de 11,8 mil pessoas. Naquele ano o município contava com 10,438 eleitores, sendo que 8.587 foram às urnas.

Com a cassação do prefeito eleito, Adilson Silvério, foi marcada nova eleição em 2014, quando a população estimada era de pouco mais de 12 mil pessoas e o eleitorado registrado, de 10.348. Mesmo assim, apenas 7.247 compareceram às urnas. Uma abstenção de quase 30%.

Para a eleição deste ano, o número de eleitores cadastrados não deve chegar a oito mil. Se a abstenção de mantiver dentro no nível histórico, que é de 17% a 20% no município. O número de votos válidos não deve ultrapassar os sete mil.

-

Related Posts

Erro › WordPress