Deputado Enivaldo dos Anjos defende escola em tempo integral no Estado

Deputado Enivaldo dos Anjos defende escola em tempo integral no Estado

0 615
Enivaldo dos Anjos, deputado estadual-ES
Enivaldo dos Anjos, deputado estadual-ES

 

Por convicção ideológica, pois foi o criador da primeira escola de tempo integral do Espírito Santo, quando era prefeito de Barra de São Francisco, entre 1989 e 1992, numa iniciativa que mudou a história de vida de centenas de crianças que estudavam na Escola Erasmo Braga e estavam em situação de risco social, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos(PSD) fez uma defesa calorosa da Escola Viva proposta pelo Governo do Estado.

Ao se pronunciar na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (31), Enivaldo dos Anjos (PSD) chegou a considerar egoístas os professores que se manifestaram contrários ao projeto. Na sessão desta quarta-feira (01/04), travou um duro embate, a partir do microfone de apartes, com o deputado Sérgio Majeski(PSDB), que é contra o projeto de lei que propõe ensino em tempo integral na rede estadual.

“Professor que está contra o Escola Viva, argumentando que vai ficar prejudicado por mudar escala de trabalho, está sendo egoísta. O sindicato, ou quem quer que seja, pode até não se convencer da ideia, mas negar que os mais necessitados tenham acesso a uma educação em tempo integral é negar o direito do menos afortunados”, defendeu o parlamentar durante a sessão desta terça-feira.

O projeto de lei que estabelece o Programa Escola Viva foi retirado do regime de urgência da pauta da Assembleia, após pressão de professores, pais e alunos, que alegaram não ter havido diálogo do Governo com as partes envolvidas.

“Opinião contrária tem de ser discutida, mas não podemos ficar anos discutindo isso. Defendo que volte a urgência e que o Espírito Santo não se perturbe com o campo e com protesto de qualquer seguimento. A Assembleia está se comportando de maneira devagar e lenta sobre um dos projetos mais importantes que esta Casa já recebeu. A Escola Viva é melhor forma de chegar no poder máximo de educação a um jovem cidadão”, opinou dos Anjos.

No discurso, o parlamentar rendeu elogios não apenas ao projeto do governador Paulo Hartung (PMDB), mas defendeu também o próprio chefe do Executivo: “A população o elegeu (ao governador) em primeiro turno, então já concordou com ele. Isso é deixar de dar oportunidade a quem teve a maior parte dos votos de fazer a execução do seu trabalho”.

A deputada Luzia Toledo (PMDB), que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, tem sido uma das intermediárias do assunto na Casa, e apoiou a manifestação de Enivaldo.

“Sua fala (de Enivaldo) nos dá um impulso muito grande. Tenho certeza que a escola em tempo integral é a melhor forma de educação e vem em socorro aos nossos jovens”, argumentou Luzia.