Está na hora de pensar no futuro sobre a água de consumo em Barra de São Francisco

-

cesanO nível de chuvas que tem caído sobre o Estado do Espírito Santo está bem abaixo da média e isso tem acarretado em dificuldades no abastecimento de água em várias cidades capixabas. Com as poucas chuvas já é hora das autoridades do nosso município se preocupar com o abastecimento de água no futuro bem próximo, pois Barra de São Francisco corre o sério risco de sofrer com a falta de água.

O reservatório da CESAN é o mesmo há décadas, se avaliarmos as construções feitas em suas proximidades constaremos que o reservatório até diminuiu ao passo que nossa população só aumenta, aumentando também a demanda por água tratada.

Não estamos vendo na administração municipal uma preocupação quanto a esse problema, a construção de caixas secas na região do distrito de Itaúnas iniciadas na gestão do ex-prefeito Waldeles Cavalcante não tiveram continuidade.

Outras soluções importantes seria a construção de pequenas barragens para a retenção de água que poderia beneficiar aos produtores rurais bem como, a melhoria dos níveis do lençol freático, armazenar águas das chuvas será primordial num futuro próximo.

Na cidade e nas vilas a demanda por água aumenta ao mesmo passo que também aumenta no interior, hoje para que o produtor rural consiga produzir ele depende de água para irrigação, se voltarmos vinte anos no tempo veremos que àquela época não existia nenhuma bomba de irrigação, hoje até os pastos tem que ser irrigados para a produção de leite.

Está mais que na hora das autoridades municipais começarem a se preocupar com esse problema e adotar medidas que venham contribuir para a armazenagem de água, também cobrar da CESAN a construção de um novo reservatório de água para abastecer a cidade.

-

Related Posts

Erro › WordPress