Estado passa pelo maior período sem chuva dos últimos quatro anos

-

111Há quase um mês não chove na Grande Vitória por causa de uma massa de ar seca e quente, que está quase parada sobre o Espírito Santo. A cidade de Alegre, situada no Sul-Caparaó, é aquela que está há mais tempo sem chuva forte, 31 dias. As regiões central-serrana e litoral-sul também sofrem com esse fenômeno.

Segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as secas não são consideradas normais. Além disso, no ano passado, quase todos os meses ficaram com chuva abaixo da média na Grande Vitória.

Maior período sem chuva dos últimos quatro anos

O Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tem um sistema de alerta meteorológico para fazer uma observação do céu. Segundo Marcio Malacarne, coordenador do local, é estranho não chover por tantos dias em pleno verão.

“Estamos há quase quatro anos acompanhando e nunca vimos um período de tempo tão longo sem chuva. Essa seca com certeza tem relação com as mudanças climáticas que podem ser provocadas pelo homem ou pela natureza”, comenta.

Previsão

Ainda segundo o Incaper, não há expectativa de chuva signifiticativa para os próximos dias no Estado. A previsão é que a metade norte tenha alguma, porém, fraca e passageira.

-

Related Posts

Erro › WordPress