Autores Postagens deGazeta Do Norte

Gazeta Do Norte

1557 POSTAGENS 0 COMENTÁRIOS

0 184

Na manhã desta quinta-feira, 20/07/2017, aconteceu na sede do quartel da Policia Militar de Mantena, a entrega formal dos móveis e computadores para a sala de REDS da 159ª CIA, em parceria do Ministério Público de Mantena e COMSEP.

Estiveram presentes o Capitão da 159ª CIA, Lindomar Batista, o Promotor da 3ª Promotoria de Justiça Comarca de Mantena, Dr. Reinaldo Lara, o presidente do COMSEP, Nilton Fialho; o vice-presidente Márcio Vieira, a Secretária do COMSEP, Fabiana Hipólito e Junior Oliveira, onde foi apresentado pelo Capitão, os equipamentos, bem como os valores das notas fiscais.

Na oportunidade, Dr. Reinaldo, que atua também na área de Fiscalização da Atividade Policial, disse que está para apoiar o trabalho do Comsep e explicou sobre a captação desses recursos que são oriundos de verbas provenientes de penas de prestação pecuniária e se colocou a disposição para participar das reuniões e nas orientações necessárias.

Foram adquiridos dois computadores no valor de R$3.700,00, 3 cadeiras e uma longarina no valor de R$1.350,00, tudo comprovado com nota fiscal para a prestação de contas da instituição.

Capitão destacou sobre a reestruturação do Comsep em sua primeira ação em parceria com o Ministério Público com a doação desses equipamentos para o administrativo, para o suporte aos policiais no atendimento ao público, para agilizar o recebimento das pessoas que vão até o quartel.

O presidente Nilton ressaltou que essa será a primeira de muitas ações que o Comsep irá realizar em prol da segurança em Mantena, e agradeceu a parceria do Ministério Público na disposição dos recursos para a instituição.

Por: Fabiana Hipolito

0 1229

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) realizou, ao lado do Secretário de Estado de Agricultura (SEAG) Octaciano Neto, a entrega de uma Pick-up Fiat Strada completa, 0km, para a Associação dos Agricultores e Familiares do Córrego Bela Vista, do município de Água Doce do Norte.

O veículo é proveniente de emendas individual do parlamentar, votada e aprovada em Plenário na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e contou com a participação do Deputado Enivaldo dos Anjos, Secretário Octaciano Neto, ex-prefeito de Água Doce do Norte Abraão Lincon (PMDB) e os representantes da Associação, Adão Gomes dos Santos, conhecido como Adão Merensio e Wanderson Rocha.

Enivaldo dos Anjos explicou que o veículo será utilizado para atender aos produtores rurais que fazem parte da associação. “Sei das dificuldades das pessoas do meio rural para fazer um transporte de seus produtos ou de pessoas para a cidade, ou até mesmo para realizar um trabalho social. Alguns têm carro, moto, e os que não têm? É nesse sentido que encaminhamos este benefício, sabendo que ajudará as pessoas da comunidade”, disse.

Para Adão Merensio, vice-presidente da Associação dos Agricultores e Familiares do Córrego Bela Vista, que recebeu o benefício, o veículo será útil para atender os produtores rurais que realmente necessitam. “Somos uma associação pequena, de gente simples mas trabalhadora. O deputado nos prometeu este benefício e agora está cumprindo. Ele pode ter certeza de que esta atitude estará ajudando várias famílias da nossa comunidade, comemora.

 

0 789

A Prefeitura de Mantena em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras está intensificando os trabalhos e vários locais para deixar a população mais tranquila. Nesta terça-feira (18/07/2017) várias frentes de trabalho foram iniciadas, transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras.

“Estamos investindo no município para que ele desenvolva a passos largos, para melhorar, inclusive a vida dos moradores. Buscando a evolução que há anos nossa cidade necessitava”, destacou o prefeito João Rufino (PSB).

“Estão por aí os críticos e perseguidores que falam mal de tudo que nossa administração faz, mas estamos tirando o município daquela comodidade e transformando Mantena em numa cidade melhor para se viver” finaliza Rufino.

Na Rua Cândido Ilhéus, está sendo construída uma nova base de sustentação da ponte da via.

Construção de uma extensão da rede de esgoto e rede pluvial, no bairro Boa Esperança,

Lavagem de várias ruas do bairro Boa Esperança.

Limpeza da rua J do bairro Santos Prates II, foi retirada da rua várias caçambas de terra, que causava vários transtornos aos moradores daquela localidade.

Colocação de placas e pinturas de faixas em várias ruas e avenidas, foram realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Durante todo o dia os Secretários Mauro Pereira, Jorge Verano, Marcos Mendes e Heverton Monteiro acompanharam todas as obras iniciadas nesta terça-feira.

 

0 1763

Por volta das 18h30min, desta terça feira, 18/07/2017, moradores levaram um susto na Avenida Getúlio Vargas no centro em Mantena, onde a condutora de um veículo Volkswagen Gol de cor prata, seguia pela Rua Santo Antônio, e segundo ela, ao fazer a manobra para entrar na avenida Getúlio Vargas (sentido o centro), sua visão foi ofuscada pelo farol alto de um outro veículo que seguia sentido contrário.

Foi quando a condutora perdeu o controle da direção, e o veículo acabou batendo na parede de uma residência situada na parte baixa da via. A parede do quarto da casa de número 597, foi derrubada e o veículo só não entrou completamente dentro do imóvel porque ficou preso na elevação da rua em relação à casa.

Ninguém se feriu no acidente, uma vez que no veículo havia quatro pessoas. Já o imóvel estava desocupado, evitando assim que pessoas também pudessem ter sido atingidas no impacto do veículo.

A polícia militar esteve no local, registrou a ocorrência, o proprietário do imóvel também esteve presente acertando os detalhes dos reparos que deverão ser feitos na residência uma vez que uma janela foi arrancada no impacto.

Muitos curiosos passavam assustados temendo que pessoas estivessem feridas. Com a ajuda de voluntários, o veículo foi mais tarde retirado do local.

 

0 380
ióloga Márcia Chame
Bióloga Márcia Chame

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), segundo secretário da Mesa Diretora, destacou nesta terça-feira (18) o esforço da Assembleia Legislativa para contribuir com o debate sobre a recuperação da bacia do Rio Doce, depois da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.

O parlamentar anunciou que está confirmada a vinda ao Estado de uma das mais importantes autoridades nacionais em biodiversidade, a bióloga Márcia Chame, da Fiocruz, que será a palestrante central do 1º Fórum Legislativo Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, que será realizado no dia 10 de agosto, das 8 às 17 horas, no Teatro Dom Bosco, em Baixo Guandu.

O evento é promovido pelas Câmaras de Baixo Guandu (ES) e Resplendor (MG), com apoio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, através da Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri), por meio da coordenação administrativa da CIPE Rio Doce, órgãos ligados diretamente à 2ª Secretaria da Mesa Diretora.

Márcia Chame vai falar sobre “Monitoramento de animais na Bacia Hidrográfica do Rio Doce”. Quando ocorreu a tragédia de Mariana, em 2015, a bióloga começou a acompanhar o caso e disse que o aumento de casos suspeitos de febre amarela na região pode estar relacionado com o desastre ecológico.

De acordo com informações veiculadas pelo jornal O Estado de São Paulo, a hipótese teve como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram casos de pacientes com sintomas da doença.

Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015. “Mudanças bruscas no ambiente provocam impacto na saúde dos animais, incluindo macacos. Com o estresse de desastres, com a falta de alimentos, eles se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela”, afirmou ao Estadão a bióloga, que também coordena a Plataforma Institucional de Biodiversidade e Saúde Silvestre na Fiocruz.

“Isso pode ser um dos motivos que contribuíram para os casos. Não o único”, completa. Márcia observa que essa região do Estado já apresentava um impacto ambiental importante, provocado pela mineração.

“É um conjunto de coisas que vão se acumulando”, disse. Além dos casos em Minas, foram notificadas também mortes de macacos na região próxima da cidade capixaba de Colatina, também afetada pelos reflexos do acidente de Mariana.

Marcia Chame possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – USU, no Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, área zoologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e também atua como pesquisadora colaboradora da Fundação Museu do Homem Americano.

A bióloga é, ainda, membro titular representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, e coordenadora do Programa Biodiversidade & Saúde da Fiocruz.

0 1627

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Setor Habitacional do Município de Ecoporanga/ES, REQUISITA o comparecimento dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida 2, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada a Rua dos Operários, nº 343, centro, Ecoporanga/ES, no prazo máximo de 30 dias.

Com a finalidade de instruir procedimento investigatório, em atenção aos requisitos estabelecidos em lei para a possibilidade jurídica em ser beneficiário, onde o mesmo deve prestar informações, ciente de que a Municipalidade efetuará diligências em datas posteriores a fim de confirmar as informação prestadas, sendo que tais declarações estarão sujeitas as penalidades da lei, se não se portarem como verdadeiras.

Ressalte-se, por oportuno, que o descumprimento do presente comparecimento implica o não enquadramento da aquisição no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida 2, deixando de fazer jus ao benefício de uma casa popular.

Segue lista de beneficiários que devem obrigatoriamente comparecer no setor habitacional deste Município:

– ADISON LOPES DE SOUZA

– CRISTIANE FERREIRA DE OLIVEIRA

– EVANIR RODRIGUES SANDER JESUS

– IZAÍDE CLEMÊNCIA G. DE OLIVEIRA

– LAUZENIR SILVA SOUZA

– LUCIANA DE SOUZA PEXOTO AGUIAR

– LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS

– MARIA GOMES DOS REIS

– MARINALVA PINHEIRO DOS REIS

– MARINETE FERREIRA GOMES

– NILZA MARCELINA NETO BARBOSA

– SIRLENE RAMALHO DE ALMEIDA

– VANILZA RIBEIRO DE ALMEIDA

– VANUZA PEREIRA DA SILVA

– WAGNER DA SILVA

– ZENALDIA MARIA DA SILVA

0 1704
Deputado Estadual Enivaldo dos Anjos, primeira Dama Rosangela Souza, prefeito de Ecoporanga Elias Dal'Col e a Secretária de Saúde de Ecoporanga Lúcia Kaiser, respectivamente.
Deputado Estadual Enivaldo dos Anjos, primeira Dama Rosangela Souza, prefeito de Ecoporanga Elias Dal’Col e a Secretária de Saúde de Ecoporanga Lúcia Kaiser, respectivamente.

A busca por recursos dos governos estadual e federal para ajudar na reconstrução de Ecoporanga teve mais um episódio registrado nesta segunda-feira (17). O prefeito Elias Dal’Col sempre bem acompanhado da primeira dama Rosangela Souza, o Chefe de Gabinete Gilberto Gil e a Secretária de Saúde, Lucia Kaiser, se reuniram com o deputado Estadual, Enivaldo dos Anjos, para solicitar emendas para o Município.

“Além de amigo, o deputado Estadual Enivaldo dos Anjos é o representante da nossa região na Assembleia Legislativa e tem trabalhado para todos os municípios. Pela experiência política e carinho com que demonstrou por Ecoporanga, tenho certeza que ele poderá nos ajudar nesta missão de reerguer nosso município”, explicou o prefeito Elias.

Recentemente, o prefeito conseguiu importantes recursos para Ecoporanga em visitas feitas ao governador Paulo Hartung, deputados estaduais e também em audiências com o deputado Federal Marcus Vicente. “A população tem consciência da situação que o município foi deixado, mas não podemos ficar vivendo de passado. Estamos arregaçando as mangas e indo atrás daqueles que podem nos ajudar”, completou Elias Dal’Col.

Por Ramon Gava

0 662

A Prefeitura l de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Obras, continua trabalhando firme e a todo vapor no bairro Boa Esperança, onde está sendo realizada a construção de uma rede de drenagem de água e várias caixas secas, entre outras melhorias.

O serviço abrange por todo o bairro, as redes de drenagem de água é toda infraestrutura foram danificadas pelas chuvas nos últimos anos. Desde então não houve nem um investimento no bairro.

“Temos um projeto muito grande acontecendo aqui no Boa Esperança, em pouco tempo, a cidade verá como este bairro sofreu uma transformação”, comentou o prefeito João Rufino. Outros bairros na sede e distritos também estão recebendo investimentos.

0 1998

Uma carreta carregada de cimento tombou na manhã de sábado (15/07/2017), na Serra do distrito de Vila Verde, interior de Pancas. Ainda não há informações sobre o fato ocorrido, mas a polícia apura o que de fato ocorreu. Acredita-se que a carreta possa ter dado algum defeito, não conseguiu fazer a curva ou foi desviar de outro carro e acabou tombando.

A pista no local ficou totalmente interditada por algumas horas devido a carreta ocupar todo o espaço da pista assim que tombou. Toda a carga de cimento praticamente foi perdida, pois o cimento se espalhou pela pista e os sacos foram rasgados com o impacto do acidente.

 

0 827

Na manhã deste domingo, 16/07/2017, foi realizada em Barra de São Francisco, a 1º Corrida da Amizade, sendo que o percurso foi, de cerca de 8km, que contou, inclusive com o apoio da Polícia Militar do 11º BPM.

Várias pessoas não perderam tempo e foram participar da corrida, que é saudável para todos. Os participantes saíram em frente da Praça Senador Atílio Vivacqua, no centro da cidade em um ônibus com destino ao Contorno, local este, onde teve o início da competição.

A premiação foi da seguinte maneira: O primeiro colocado da categoria geral masculino, foi premiado com R$ 150,00, troféu e medalha.

O segundo colocado recebeu R$ 100,00, troféu e medalha.

O terceiro competidor foi premiado com a quantia de R$ 50,00, troféu e medalha.

O quarto e o quinto participante a cruzar a linha de chegada receberam medalha.

Na categoria feminina, a premiação se deu na mesma ordem da classificação masculina.

A 1º Corrida da Amizade também premiou, de acordo com o regulamento, o primeiro colocado da categoria francisquense, que levou para casa a quantia de R$ 100,00.

CINCO PRIMEIROS COLOCADOS DA CATEGORIA GERAL E TEMPO DE PERCURSO

MASCULINO

001 – Messias: 25:44

045 – Edvaldo Souza: 27:41

043 – Manoel Cesário: 28:04

046 – Adilson Oliveira: 29:59

040 – Arlon Teixeira: 30:22

FEMININO

005 – Erlinda de Souza: 35:16

047 – Silvana Ramos: 37:41

022 – Ivani da Silva: 41:07

008 – Joelma Ramos: 41:34

010 – Renata Deleprane: 42:52